O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou por telefone nesta quarta-feira (14) com a ditadora interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, e fez elogios públicos à postura da dirigente venezuelana, afirmando que, neste momento, o relacionamento entre Washington e Caracas atravessa um momento positivo, segundo declarou à imprensa na Casa Branca.
Trump disse que a conversa com Delcy foi “muito longa” e produtiva. Ele descreveu a líder chavista como “fantástica” e “parceira eficaz nas conversas bilaterais”.
“Tivemos hoje uma conversa muito longa com Delcy Rodríguez. Ela é fantástica. Trabalhamos muito bem com ela. Nos dá tudo o que pedimos. Estamos nos dando muito bem com a Venezuela”, afirmou Trump a jornalistas no Salão Oval.
Fontes venezuelanas ouvidas pelo jornal El País confirmaram que a conversa foi “extensa e muito boa” e ressaltaram que ambos os líderes discutiram a restauração dos canais diplomáticos formais.
Delcy assumiu interinamente o comando da Venezuela após a captura do ditador Nicolás Maduro, no último dia 3. Desde então, ela tem avançado em uma série de iniciativas alinhadas aos interesses dos Estados Unidos, incluindo medidas que ampliam a influência americana sobre o setor petrolífero venezuelano.
Sob comando de Delcy Rodríguez, a Venezuela também iniciou a libertação de diversos presos políticos, atendendo a pedidos da Casa Branca. A conversa entre Trump e Delcy ocorre um dia antes de o presidente americano receber na Casa Branca a líder opositora venezuelana María Corina Machado, que, até o momento, permanece fora do processo de transição política conduzido com aval dos Estados Unidos.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

