O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (21) que tem recebido ofertas de países “aliados” no Oriente Médio e em áreas próximas para enviar tropas para Gaza e “endireitar” o Hamas para o cumprimento do acordo feito com Israel.
“Vários de nossos AGORA GRANDE ALIADOS no Oriente Médio e em áreas próximas me informaram explícita e enfaticamente, com grande entusiasmo, que estariam dispostos, se solicitados por mim, a entrar em Gaza com força considerável e ‘endireitar o Hamas’ se ele continuar a agir incorretamente”, escreveu o mandatário americano na plataforma Truth Social.
Apesar das ofertas, o republicano insistiu que disse um “ainda não” a esses países e a Israel.
Autoridades familiarizadas com o assunto disseram ao jornal Times of Israel que, além da Indonésia – que expressou publicamente sua disposição de enviar tropas para integrar as forças internacionais presentes no plano de paz de Trump – Turquia e Azerbaijão teriam oferecido, de forma privada, o mesmo auxílio.
“Ainda há esperança de que o Hamas faça a coisa certa. Se não fizer, o fim do Hamas será RÁPIDO, FURIOSO E BRUTAL”, advertiu o americano, que na véspera da declaração havia ameaçado os terroristas palestinos de que eles seriam “erradicados” se violassem o cessar-fogo, embora tenha descartado a possível presença de tropas israelenses na Faixa de Gaza.
Trump agradeceu publicamente a “todos os países que ligaram para oferecer ajuda” e elogiou “o grande e poderoso país da Indonésia e seu maravilhoso líder (presidente Prabowo Subianto) por toda a ajuda que demonstraram e deram ao Oriente Médio e aos Estados Unidos”.
Israel e Hamas têm trocado acusações de violação do cessar-fogo em vigor desde o último dia 10. Nesta terça-feira, o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, chegou em Tel Aviv, onde se reunirá com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e outras autoridades locais para supervisionar a implementação do cessar-fogo. O Hamas ainda mantém 15 corpos de reféns em seu poder.
Se o acordo for adiante, a segunda fase da proposta de paz de Trump estipula a desmilitarização de Gaza, o envio de uma força internacional de estabilização e um plano de reconstrução do enclave com o apoio de nações árabes.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431