O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (26) que não convidará a África do Sul para a próxima cúpula do G20, que será realizada em Miami em 2026.
Em post na rede Truth Social, o presidente americano lembrou que ao término da cúpula deste ano do grupo das maiores economias do mundo, realizada em Joanesburgo no último fim de semana, “a África do Sul se recusou a entregar a presidência do G20 a um representante sênior da Embaixada dos EUA, que participou da cerimônia de encerramento”.
“Portanto, por minha determinação, a África do Sul não receberá convite para o G20 de 2026, que será realizado na cidade de Miami, Flórida, no próximo ano”, escreveu Trump.
“A África do Sul demonstrou ao mundo que não é um país digno de ser membro de qualquer organização, e vamos suspender todos os pagamentos e subsídios a ela, com efeito imediato”, acrescentou.
Antes da cúpula em Joanesburgo, o presidente americano havia afirmado que nenhum representante dos Estados Unidos participaria do evento porque a África do Sul perseguiria brancos, o que é negado pelo governo sul-africano. Devido a essas alegações, Trump já havia cortado a ajuda financeira à África do Sul.
Depois do anúncio de Trump, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que o encarregado de negócios da Embaixada dos EUA em Pretória, Marc Dillard, participaria da cúpula – este é o funcionário que foi esnobado pelo governo do presidente Cyril Ramaphosa.
De acordo com a agência EFE, órgãos de imprensa locais informaram que a transferência da presidência do G20 para os Estados Unidos ocorreu apenas na terça-feira (25), na sede do Departamento de Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, em Pretória, em uma cerimônia discreta sobre a qual não foram divulgados detalhes.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431
