O presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou, na manhã deste domingo (19), que suspenderá todos os pagamentos e subsídios enviados à Colômbia, acusando o presidente colombiano Gustavo Petro de ser “um líder do tráfico de drogas” e de incentivar a produção de entorpecentes em larga escala no país.
Na declaração, feita na rede social Truth Social, o republicano afirmou que Petro “promove a produção massiva de drogas em grandes e pequenos campos por toda a Colômbia”, e que o governo colombiano estaria permitindo que o tráfico se tornasse “o maior negócio do país”.
A Colômbia é historicamente o maior produtor mundial de cocaína, e os Estados Unidos destinam anualmente milhões de dólares em programas de cooperação para combate ao narcotráfico e desenvolvimento rural alternativo.
Neste sábado (18), Petro havia criticado Trump pelas redes sociais. Segundo o colombiano, os Estados Unidos violaram a soberania das águas colombianas durante sua campanha militar contra o narcotráfico no Caribe, na qual Washington concentra suas forças na Venezuela.
Leia a publicação de Trump na íntegra
“O presidente Gustavo Petro, da Colômbia, é um líder do tráfico de drogas que está fortemente incentivando a produção em massa de entorpecentes, em grandes e pequenos campos, por toda a Colômbia. Isso se tornou, de longe, o maior negócio do país, e Petro não faz nada para detê-lo, apesar dos grandes pagamentos e subsídios vindos dos Estados Unidos — que não passam de um golpe de longo prazo contra a América. A PARTIR DE HOJE, ESSES PAGAMENTOS, OU QUALQUER OUTRA FORMA DE PAGAMENTO OU SUBSÍDIO, NÃO SERÃO MAIS ENVIADOS À COLÔMBIA.
O objetivo dessa produção de drogas é vender enormes quantidades do produto para os Estados Unidos, causando morte, destruição e caos. Petro, um líder mal avaliado e muito impopular, com uma “boca atrevida” em relação à América, é melhor fechar esses campos da morte imediatamente — ou os Estados Unidos os fecharão por ele, e não será de forma agradável”.
- Troca de celulares e uma noite em cada lugar: oficiais do regime de Maduro entram em paranoia
Conflito com ditador Nicolás Maduro também tem relação com tráfico de drogas
Os Estados Unidos também travam um conflito com a ditadura de Nicolás Maduro na Venezuela. O governo Trump acusa Maduro e altos funcionários de seu regime de liderar o Cartel de Los Soles, que atua no tráfico de drogas diretamente para o território americano. O grupo criminoso tem vínculos com a gangue venezuelana Tren de Aragua, que ampliou suas atividades na América Latina e também ficou conhecida nos últimos anos pela presença dentro dos Estados Unidos.
Recentemente, Trump autorizou a CIA a realizar operações secretas na Venezuela. A autorização representa uma escalada da pressão contra o regime do ditador Nicolás Maduro, permitindo à CIA agir dentro ou fora do território venezuelano. Trump confirmou a medida em entrevista na Casa Branca, afirmando que “a Venezuela está sentindo a pressão” e que o regime de Maduro estaria “esvaziando prisões para enviar criminosos aos Estados Unidos”.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431