“Terrível.” Foi assim que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou a carreira da ex-presidente da Câmara dos Deputados e ainda deputada democrata Nancy Pelosi, que anunciou nesta quinta-feira (6) que não buscará a reeleição ao Congresso nas eleições legislativas de 2026 e se aposentará.
Em coletiva no Salão Oval da Casa Branca, Trump afirmou que Pelosi “faz um grande serviço ao país com sua retirada”.
“Foi um lastro tremendo para o país. Acho que é uma mulher malvada que fez um trabalho pobre, que custou muito ao país em termos de danos e reputação. Foi terrível”, disse o presidente.
Pelosi, de 85 anos, publicou um vídeo em suas redes sociais anunciando que deixará o Congresso em janeiro de 2027, encerrando uma trajetória de quatro décadas no Legislativo.
“Com gratidão, espero com entusiasmo meu último ano de serviço como sua orgulhosa representante”, declarou a democrata, dirigindo-se ao seu distrito em San Francisco, na Califórnia.
Eleita pela primeira vez em 1987, Pelosi entrou para a história em 2007 ao se tornar a primeira mulher a presidir a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos – cargo que voltaria a ocupar em 2019, durante o primeiro mandato de Trump.
A relação entre ambos foi marcada por embates públicos e episódios simbólicos, como o de janeiro de 2020, quando Pelosi rasgou uma cópia do discurso do Estado da União logo após Trump encerrá-lo diante do Congresso.
A parlamentar também foi um dos principais alvos da multidão que invadiu o Capitólio em 6 de janeiro de 2021, durante a certificação da vitória eleitoral de Joe Biden. Na ocasião, teve de se abrigar dentro do edifício enquanto manifestantes percorriam os corredores.
-
Suprema Corte mantém norma de Trump que veta marcar no passaporte sexo diferente do nascimento
-

Trump publica vídeo de IA que mostra Obama sendo preso
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431


