Os EUA avaliam uma gama de opções militares disponíveis para atacar o Irã, em meio a uma crescente tensão entre os países. Segundo o jornal The New York Times, o presidente Donald Trump recebeu nos últimos dias uma lista ampliada de possíveis ações com o objetivo de gerar novos danos às instalações nucleares e de mísseis do país ou enfraquecer o líder supremo iraniano.
Essas novas opções incluem até mesmo a possibilidade de as forças americanas realizarem incursões em alvos dentro do Irã, segundo fontes familiarizadas com o assunto.
O governo Trump também considera novos ataques contra o programa nuclear iraniano, meses após as operações de junho do ano passado, bem como contra alvos mais simbólicos, como a sede da milícia responsável por grande parte da repressão aos protestos iniciados em dezembro.
Outra opção avaliada seria atacar alvos militares e outras figuras de liderança, ação que teria como objetivo provocar forte instabilidade no alto escalão do regime a ponto de criar as condições necessárias para que as forças de segurança iranianas ou outras forças removessem o líder supremo de 86 anos, o aiatolá Ali Khamenei.
Segundo o Times, Israel também estaria pressionando os EUA a realizar uma nova operação conjunta, com foco no programa de mísseis balísticos do Irã, que, segundo autoridades de inteligência, o país reconstruiu em grande parte desde a guerra de 12 dias em junho do ano passado.
Uma fonte da Casa Branca disse ao Times que Trump está ciente de que uma operação militar no Irã será muito mais complexa do que a realizada pelos EUA na Venezuela. Na quarta-feira, o secretário de Estado Marco Rubio disse ao Senado que imaginava que “seria ainda muito mais complexo” gerenciar uma mudança de regime no Irã do que na Venezuela.
Por essa razão, Trump ainda está avaliando a gama de opções que pode ser realizada em conjunto ou em alguma combinação, disseram as fontes.
As forças americanas treinam há tempos para missões especializadas, como entrar em países como o Irã, disseram os funcionários, visando atacar instalações nucleares ou outros alvos de alto valor.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

