O jornal americano The Washington Post publicou nesta quarta-feira (22) uma reportagem que revelou que a ordem que o presidente americano, Donald Trump, assinou para autorizar operações letais da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) na Venezuela abrem brecha para a derrubada do ditador Nicolás Maduro.
Na semana passada, Trump confirmou, como havia sido antecipado pelo The New York Times, que autorizou operações da CIA na Venezuela e disse que cogita ações “por terra” no país sul-americano, além dos bombardeios a embarcações que supostamente transportam drogas no Mar do Caribe, que estão ocorrendo desde setembro.
Entretanto, ao falar sobre o assunto com a imprensa na Casa Branca, Trump classificou como “ridícula” a pergunta feita por um jornalista que questionou se o objetivo da ordem seria derrubar Maduro.
Entretanto, fontes do Washington Post disseram que o documento assinado pelo presidente americano autoriza “ações agressivas da agência [CIA] contra o governo venezuelano e traficantes de drogas associados” e que, embora a ordem não determine “explicitamente” que Maduro seja derrubado, “autoriza medidas que podem levar a esse resultado”.
O anúncio da autorização para ações da CIA na Venezuela gerou desespero na cúpula chavista, que mudou seus protocolos de segurança e pediu ao Conselho de Segurança da ONU que tome medidas sobre o assunto.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431