Início Mundo Trump aumenta tarifa do Canadá em 10% após vídeo de Reagan

Trump aumenta tarifa do Canadá em 10% após vídeo de Reagan

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste sábado (25) que vai impor uma tarifa adicional de 10% ao Canadá, como resposta a uma campanha publicitária que, segundo ele, deturpa falas do ex-presidente Ronald Reagan sobre o tema. “O Canadá foi pego, em flagrante, colocando um anúncio fraudulento no discurso de Ronald Reagan sobre tarifas”, escreveu Trump na Truth Social. “Por causa de sua séria deturpação dos fatos e ato hostil, estou aumentando a tarifa sobre o Canadá em 10% além do que eles estão pagando agora”, completou.

Segundo Trump, a campanha publicitária se vale de “áudio e vídeo seletivos” do ex-presidente americano, de forma a deturpar um discurso na rádio presidencial, sem permissão para tal edição.

Em um comunicado na quinta-feira (23), a Fundação e Instituto Presidencial Ronald Reagan havia condenado o uso deturpado das falas do ex-presidente por Ontário. As declarações de Reagan foram tiradas de um discurso de 1987, no qual ele instou o Congresso a evitar políticas protecionistas contra o Japão, na época alvo de taxas sobre semicondutores.

Embora as tarifas possam parecer patrióticas, disse Reagan na ocasião, “no longo prazo, essas barreiras comerciais prejudicam todos os trabalhadores e consumidores americanos”, levam a “ferozes guerras comerciais” e resultam na perda de empregos.

Trump já havia ameaçado interromper as negociações tarifárias com o Canadá na quinta-feira, após a veiculação do anúncio. O premiê de Ontário, Doug Ford, respondeu que a campanha seria cancelada na segunda-feira (27), mas o anúncio ainda foi veiculado na noite de sexta-feira (24), durante o primeiro jogo da World Series, o que irritou o mandatário americano.

“O único propósito dessa fraude era a esperança do Canadá de que a Suprema Corte dos Estados Unidos viesse em seu ‘socorro’ sobre as tarifas que eles usaram por anos para prejudicar os Estados Unidos”, escreveu o republicano, completando que agora os EUA “são capazes de se defender contra as altas e arrogantes tarifas canadenses (e também as do resto do mundo!)”.

“Ronald Reagan AMAVA as tarifas para fins de segurança nacional e economia, mas o Canadá disse que não! Seu anúncio deveria ser retirado, IMEDIATAMENTE, mas eles o deixaram rodar ontem à noite durante a World Series, sabendo que era uma FRAUDE”, alegou Trump.

Em julho, os EUA anunciaram tarifas de 35% sobre algumas importações do Canadá, e 10% para produtos energéticos. Cerca de 85% das exportações canadenses para os EUA são isentas de tarifas, dentro do Acordo EUA-México-Canadá. A Casa Branca não detalhou quando a nova tarifa de 10% passará a ser aplicada, nem sobre quais produtos.

Na sexta-feira, antes de embarcar para a cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), na Malásia, o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, disse a repórteres que continua aberto a manter as negociações com os EUA.

  • Trump: EUA podem reduzir tarifas sobre o Brasil se houver “circunstâncias adequadas”
  • Conselho cancela cerimônia do Nobel concedido a Corina; decisão não interfere nomeação

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile