Em meio a pressões sobre a Venezuela e levando em conta a eventual aumento da China, o presidente americano, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira um investimento de bilhões de dólares em uma nova classe de navios de guerra batizada com seu próprio nome e destinada assegurar a supremacia marítima dos EUA.
Trump disse que os novos navios de guerra — os “encouraçados da classe-Trump” — serão projetados com recursos de inteligência artificial, afirmando que a IA será um “fator importante” no desenvolvimento dessas embarcações.
Ele afirmou que espera que o governo americano construa dois desses navios no menor prazo possível e cobrará os principais contratistas de defesa na próxima semana para tratar de atrasos na produção e estouros de orçamento em projetos já contratados.
“Vamos começar a gastar dinheiro na construção de aviões e navios, e nas coisas de que precisamos, não daqui a 10 ou 15 anos. Precisamos delas agora”, disse Trump, afirmando que pretende ter em pouco tempo 25 dessas novas embarcações.
Ao lado de seu secretário de Guerra, Pete Hegseth, e do secretário de Estado, Marco Rubio, Trump voltou a ameaçar o líder venezuelano, Nicolás Maduro – dizendo que a tomada de petroleiros sancionados na costa da Venezuela continuará.
“Maduro pode fazer o que quiser. E ele não pode fazer nada. Temos uma grande Marinha por lá”, afirmou.
Trump disse também que os Estados Unidos talvez fiquem com a carga do petróleo apreendido na costa da Venezuela nas últimas semanas.
“Talvez a vendamos, talvez a guardemos”, disse Trump, acrescentando que ela também poderia ser usada para reabastecer as reservas estratégicas dos Estados Unidos.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

