O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse neste sábado (15) que a porcentagem de exportações para os Estados Unidos sem alíquotas adicionais subiu de 23% para 26% com a nova isenção das “tarifas recíprocas” anunciadas pelo governo de Donald Trump na sexta-feira (14). Os três pontos percentuais equivalem a US$ 1,2 bilhão aproximadamente. Tarifas adicionais são aquelas impostas por Trump desde o início do segundo mandato.
A declaração foi feita em entrevista coletiva no Palácio do Planalto após o governo dos EUA anunciar uma lista de produtos agrícolas que serão isentos das tarifas de 10% impostas em abril.
Alckmin reconheceu que a ordem executiva de Trump foi “positiva e na direção correta”, mas que o Brasil ainda vai trabalhar para excluir mais ou reduzir totalmente as chamadas “tarifas punitivas” de 40%, impostas pelo governo de Donald Trump em razão do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) por uma tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

