Início Economia Tarcísio se encontra com Edson Fachin em Brasília após ausência em cerimônia...

Tarcísio se encontra com Edson Fachin em Brasília após ausência em cerimônia de posse | Política

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem uma reunião prevista para esta terça-feira (28) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, em Brasília. Será a primeira agenda deles desde a chegada do ministro à presidência da corte. O governador deve estender a permanência na cidade até quarta (29), quando participa da filiação do deputado federal Pedro Lupion ao Republicanos.

Tarcísio estava na capital federal no dia da posse de Fachin, em 29 de setembro, mas não compareceu ao evento. O governador foi à cidade, na ocasião, para uma visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar. Aliados minimizaram a ausência na solenidade, dando como justificativa a dificuldade de conciliar os horários naquela data.

A reunião com Fachin terá como pauta ações relacionadas à sonegação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no setor de combustíveis. Diante de débitos de mais de R$ 9,8 bilhões com o Estado, o governo pleiteia uma solução coordenada para dar um desfecho às disputas em torno do tema.

O governador paulista também deverá ter despacho, nesta terça, no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A expectativa é de um encontro com o ministro Marco Aurélio Bellizze para falar do julgamento que trata da base de cálculo do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD).

Tarcísio tem o costume de viajar a Brasília para dialogar com magistrados sobre processos judiciais que envolvem temas de interesse do Estado. Ele deve estar acompanhado da procuradora-geral do Estado, Inês Coimbra, nos despachos nos dois tribunais.

Já o evento partidário, como antecipou o Valor, marcará a chegada ao Republicanos do deputado que preside a Frente Parlamentar da Agropecuária. Com a entrada de Lupion, que está deixando o PP, a bancada do Republicanos passará a contar com 45 deputados federais e se tornará a quinta maior da Câmara.

Além de Tarcísio, a filiação deverá contar com a participação do presidente nacional do partido, Marcos Pereira, do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e de parlamentares e lideranças nacionais da sigla. A expectativa é que Lupion concorra à reeleição em 2026.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile