InícioBrasilSTF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu

STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu

Publicado em

SIGA NOSSAS REDES SOCIAS

spot_img

O embate entre o Judiciário e o bolsonarismo domina o cenário político, com a Primeira Turma do STF formando maioria para tornar o deputado Eduardo Bolsonaro réu por suposta coação. Ao mesmo tempo, o governo Lula enfrenta uma série de investigações e polêmicas, incluindo o indiciamento de um ex-ministro pela PF e operações que miram pessoas próximas ao presidente. Em outra frente, a política ambiental brasileira é pressionada após a Colômbia declarar sua porção da Amazônia livre de mineração e exploração de petróleo, gerando constrangimento para o Planalto.

STF na mira e o avanço sobre Eduardo Bolsonaro

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para tornar o deputado Eduardo Bolsonaro réu. Ele é acusado de suposta coação à Justiça. Os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram a favor de aceitar a denúncia. Moraes, inclusive, citou a si mesmo como uma das vítimas no caso. Em resposta, o deputado criticou a decisão do ministro.

Paralelamente, o ministro Alexandre de Moraes é alvo de um pedido de impeachment. O pedido foi protocolado no Senado. No Congresso, um líder do PT tenta alterar regras para acelerar uma eventual cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro. Em outro caso, Moraes manteve a prisão de um ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro, citando “extrema periculosidade”.

Investigações e polêmicas no governo Lula

Investigações da Polícia Federal avançam sobre pessoas ligadas ao governo. A PF indiciou um ex-ministro do presidente Lula por importunação sexual. Em outra frente, a ex-nora de Lula tornou-se alvo de uma operação policial. Além disso, a PF apura um suposto pagamento de R$ 210 mil de um empresário, investigado por fraude na Educação, a um amigo do presidente.

A prisão de um ex-presidente do INSS deu novo impulso a uma CPMI que investiga o governo Lula. O governo também é criticado por um gasto de R$ 345 mil com um jato da FAB. A aeronave foi usada para buscar a ex-primeira-dama do Peru.

Economia e a nova política externa dos EUA

O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, retirou uma tarifa de 10% sobre certos produtos. Apesar da medida, o Brasil segue com uma taxa adicional de 40% sobre os mesmos itens. A reação do governo Lula à decisão norte-americana foi avaliada como contida, enquanto analisa os impactos.

No cenário econômico interno, o debate sobre o rombo nas contas públicas continua. A gestão da taxa Selic pelo Banco Central é apontada por alguns como uma “cortina de fumaça” para desviar a atenção do problema fiscal.

Pauta amazônica gera pressões regionais e internas

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, declarou a Amazônia colombiana como área livre de mineração e exploração de petróleo. A medida é vista como um fator de constrangimento para o governo Lula e sua política ambiental para a região.

No Brasil, o tema também gera pressão. Lideranças indígenas solicitaram a suspensão de projetos de infraestrutura na Amazônia. A demanda fez com que o governo se movimentasse para dar explicações e se posicionar sobre o assunto.

  • Petro declara Amazônia colombiana área livre de mineração e petróleo e constrange Lula
  • Indígenas pedem suspensão de projetos de infraestrutura na Amazônia e governo corre para se explicar

Conteúdo gerado por inteligência artificial com base em material da Gazeta do Povo, e submetido a revisão factual. Por se tratar de uma tecnologia experimental, podem ocorrer imprecisões. Relate qualquer erro para: [[email protected]].

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Artigos mais recentes

Incêndio em estação de esqui na Suíça deixa cerca de 40 mortos

Um incêndio em um bar na estação de esqui de Crans Montana, um complexo...

Após acordos, Moraes encerra processos de réus do 8/1

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, proferiu no início desta...

Papel de mãe estressada coloca Rose Byrne como uma das favoritas ao Oscar de atriz | Eu &

Ao capturar a descida ao inferno da mãe de “Se Eu Tivesse...

em depoimento, Vorcaro descartou delação premiada

Daniel Vorcaro, CEO do Banco Master, manifestou resistência à adoção de um acordo de...

MAIS NOTÍCAS

Incêndio em estação de esqui na Suíça deixa cerca de 40 mortos

Um incêndio em um bar na estação de esqui de Crans Montana, um complexo...

Após acordos, Moraes encerra processos de réus do 8/1

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, proferiu no início desta...

Papel de mãe estressada coloca Rose Byrne como uma das favoritas ao Oscar de atriz | Eu &

Ao capturar a descida ao inferno da mãe de “Se Eu Tivesse...