InícioEconomiaSindicato cobra Nubank após demissões por confusão no Zoom; Vélez e Cristina...

Sindicato cobra Nubank após demissões por confusão no Zoom; Vélez e Cristina respondem a críticas nas redes sociais | Finanças

Publicado em

SIGA NOSSAS REDES SOCIAS

spot_img

O Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região cobrou explicações do Nubank após a demissão de 12 trabalhadores, ocorrida sexta-feira, depois de uma confusão em uma reunião no Zoom sobre o fim do modelo remoto na empresa.

Segundo o sindicato, na véspera dessa reunião, o Nubank havia informado ao órgão e aos trabalhadores que pretende adotar um novo modelo de trabalho híbrido. Ainda assim, a entidade questiona as demissões de quem fez críticas às novas regras.

“Recebemos a denúncia sobre as demissões desses trabalhadores e procuramos a direção do Nubank para esclarecimentos e abertura de negociação sobre a suspensão dessas dispensas. Os trabalhadores foram convidados a se manifestar em uma reunião e depois são punidos com demissão? Queremos esclarecimentos”, afirmou em nota a presidente do sindicato, Neiva Ribeiro.

O sindicato diz que entrou em contato com os funcionários demitidos e os relatos divergem das justificativas apresentadas pela empresa. O Nubank diz que houve agressões e desrespeito, mas a entidade defende que não haja retaliação contra quem se manifestou durante o encontro e cobra transparência sobre os critérios adotados nas dispensas.

A entidade também destaca que o Nubank havia se comprometido, em reunião realizada na manhã anterior ao episódio, a manter diálogo constante e reuniões periódicas com o sindicato para acompanhar a implementação do modelo híbrido. “O primeiro problema já apareceu, e precisamos de uma resposta consistente da empresa”, diz a presidente.

A líder sindicalista inclusive postou uma mensagem no LinkedIn sobre o tema, que já tem mais de 100 comentários. Em um deles, Rafael Calsaverini, que trabalhou por mais de quatro anos na área de tecnologia do Nubank, diz que a empresa sempre cultivou a ideia de que confrontar a gestão é perfeitamente válido. “Eu li as mensagens que levaram pessoas a serem demitidas. Meros comentários irônicos pontuais que não são justificativa para justa causa. David Vélez, você é capaz de reações melhores do que essas. Eu já mandei mensagens bem duras para você em canais públicos do Nubank. Elas resultaram em diálogo e não nesse tipo de medida reativa irracional”, escreveu, marcando o perfil do fundador e CEO global do Nubank.

Vélez respondeu a mensagem de Calsaverini, afirmando que o antigo funcionário tem pouca informação sobre o caso. “Você não faz ideia do tipo de linguagem e comportamento dessas pessoas. Confundiram um canal corporativo com rede social ou arquibancada de estádio. Você não aceitaria esse comportamento na sua própria casa”, afirmou.

Quem também respondeu a críticas nas redes sociais foi a fundadora Cristina Junqueira. Na sua tradicional “caixinha” de sexta-feira, em que recolhe perguntas dos seguidores no Instagram, ela foi questionada sobre o tema e lembrou que se mudou recentemente com sua família para Miami, para liderar a expansão do Nubank para os Estados Unidos. Questionada por um funcionário, que apontou que ela tem “condições” diferenciadas, ela admitiu isso, mas argumentou que o Nubank dará uma ajuda de custo para quem tiver de mudar de cidade e que cada um terá de tomar decisão conforme suas prioridades.

Sede do Nubank em São Paulo — Foto: Divulgação

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Artigos mais recentes

Defesa de Tagliaferro pede suspeição de Moraes a Fachin

O advogado Paulo Faria, que defende o perito Eduardo Tagliaferro, protocolou neste domingo (9)...

Tribunal francês concede liberdade condicional a Sarkozy

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, condenado a cinco anos de prisão por corrupção, sairá...

Lula dispara contra líderes que não foram à COP 30 e que financiam guerras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu oficialmente a COP 30 de...

Casa do Seguro em Belém: setor segurador apresenta agenda para os desafios climáticos

Casa do Seguro em Belém: setor segurador apresenta... @jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro...

MAIS NOTÍCAS

Defesa de Tagliaferro pede suspeição de Moraes a Fachin

O advogado Paulo Faria, que defende o perito Eduardo Tagliaferro, protocolou neste domingo (9)...

Tribunal francês concede liberdade condicional a Sarkozy

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, condenado a cinco anos de prisão por corrupção, sairá...

Lula dispara contra líderes que não foram à COP 30 e que financiam guerras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu oficialmente a COP 30 de...