Início Mundo Seul suspeita que Coreia do Norte está por trás de furto milionário

Seul suspeita que Coreia do Norte está por trás de furto milionário

Autoridades da Coreia do Sul acreditam que o grupo de hackers “Lazarus”, ligado ao regime da Coreia do Norte, está por trás do furto de cerca de US$ 30 milhões em criptomoedas da plataforma Upbit, segundo informou nesta sexta-feira (28) a agência estatal Yonhap.

De acordo com fontes do governo e do setor financeiro citadas pela Yonhap, as autoridades sul-coreanas abriram uma investigação presencial na sede da Upbit após identificar fortes indícios de que o ataque segue o mesmo padrão de operações anteriores atribuídas ao Lazarus. O grupo é apontado por Seul e por organismos internacionais como um dos principais braços cibernéticos da Coreia do Norte.

Conforme relembrou a agência, caso se confirme a suspeita, esta não seria a primeira vez que a plataforma é alvo do Lazarus: em 2019, um ataque semelhante contra a plataforma também culminou em um roubo milionário de criptomoedas. Autoridades afirmaram que o método usado desta vez – envolvendo possível acesso ou falsificação de credenciais administrativas – tem semelhanças com o caso anterior.

Relatórios internacionais citados pela agência Europa Press apontam que hackers ligados à Coreia do Norte já teriam roubado mais de US$ 2 bilhões em criptoativos somente neste ano, como parte dos esforços do regime para financiar programas de armas nucleares e de mísseis.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile