Início Mundo Senado dos EUA aprova fim do shutdown; proposta vai à Câmara

Senado dos EUA aprova fim do shutdown; proposta vai à Câmara

No 41º dia daquela que já é a paralisação mais longa da história do governo federal dos EUA, o Senado americano aprovou na noite desta segunda-feira (10) um projeto de lei para financiar o Executivo até janeiro.

Foram 60 votos a favor da proposta e 40 contrários, com oito democratas se juntando aos republicanos para superar a chamada filibuster – no Senado americano, são necessários pelo menos 60 votos para uma proposta avançar, o que vinha travando a aprovação de um orçamento devido à resistência dos democratas.

O apoio dos oito democratas que votaram a favor da proposta veio depois de um acordo na noite de domingo (9), por meio do qual foi aceita a condição de que a prorrogação de subsídios do programa Obamacare (para que famílias de baixa renda paguem planos de saúde) será votada em breve.

O debate sobre esses subsídios vinha emperrando a votação do orçamento, já que anteriormente os democratas só aceitavam votar a lei de financiamento do governo federal se a prorrogação dos subsídios fizesse parte do projeto.

Agora, a proposta de orçamento terá que ser votada na Câmara para que acabe o shutdown. Devido à falta de uma lei de financiamento do governo federal, apenas serviços essenciais estão em funcionamento desde 1º de outubro.

O presidente da Câmara, o republicano Mike Johnson, instruiu os deputados antes da votação no Senado para que voltem para Washington para que o projeto seja votado na quarta-feira (12).

O prazo maior foi dado porque os principais aeroportos dos Estados Unidos estão sofrendo cancelamentos e adiamentos de voos devido à falta de controladores de tráfego aéreo causada pelo shutdown.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile