O regime da Rússia condenou nesta quarta-feira (4) o comediante Artemy Ostanin a cinco anos e nove meses de prisão em uma colônia penal de regime comum. Ele foi considerado culpado num julgamento onde era acusado de “incitação ao ódio e de ofensa a sentimentos religiosos” por ter feito uma piada com um soldado russo ferido na invasão à Ucrânia.
De acordo com a agência Reuters, a condenação foi proferida por um tribunal de Moscou após a circulação, em redes sociais e veículos alinhados ao Kremlin, do vídeo no qual Ostanin faz referência a um ex-soldado russo que perdeu as pernas em combate em solo ucraniano. A repercussão do conteúdo levou a denúncias públicas de nacionalistas e blogueiros pró-guerra, que pressionaram as autoridades por punição contra o comediante.
Segundo a sentença, além da pena de prisão, o comediante também foi multado em cerca de 300 mil rublos (aproximadamente US$ 3,9 mil, na cotação atual). Ostanin, de 29 anos, negou que a piada tivesse como alvo veteranos da chamada “operação militar especial” – termo usado oficialmente por Moscou para se referir à invasão da Ucrânia. Em sua declaração final à Justiça, o comediante afirmou esperar que “ninguém jamais passe pela mesma situação de abuso legal” enfrentada por ele.
A condenação ocorre em meio ao endurecimento das leis russas contra críticas à invasão na Ucrânia. Desde 2022, o regime de Vladimir Putin promulgou leis que criminalizam manifestações públicas consideradas “ofensivas” às Forças Armadas ou contrárias à narrativa oficial do conflito, resultando em prisões e sentenças severas contra artistas, jornalistas e ativistas, de acordo com levantamentos da imprensa internacional.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431
