Início Mundo Rodrigo Paz toma posse como presidente da Bolívia

Rodrigo Paz toma posse como presidente da Bolívia

O político de centro-direita Rodrigo Paz Pereira tomou posse como presidente da Bolívia neste sábado (8). Sua vitória marca o fim de 20 anos de governos de esquerda no país.

Paz tem 58 anos e é filho do ex-presidente Jaime Paz (1989-1993). Nos últimos cinco anos, ele atuou como senador pela aliança Comunidade Cidadã, liderada pelo ex-presidente Carlos Mesa.

Paz chega à Presidência em meio à pior crise econômica do país em quatro décadas. Desde 2006 a Bolívia era governada pelo partido Movimento ao Socialismo (MAS), cuja figura central é o ex-presidente Evo Morales.

Ao lado da esposa e seus quatro filhos, o novo presidente foi recebido com aplausos no Palácio Legislativo, no centro da capital boliviana La Paz, por deputados e mais de 70 delegações internacionais.

Em seu discurso de posse, Paz relembrou sua infância no exílio e cumprimentou os presidentes da Argentina, Chile, Equador, Paraguai e Uruguai, que compareceram à sua posse.

Nascido em Santiago de Compostela, Espanha, em 1967, Paz Pereira viveu sua infância em pelo menos uma dúzia de países porque seus pais foram perseguidos durante governos militares, segundo a agência EFE.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin para a cerimônia de posse. Alckmin entregou a Paz uma carta de Lula que o convida para visitar o Brasil e discutir novas oportunidades de cooperação entre os dois países.

“Deus, família e pátria: Sim, juro!”, declarou o novo presidente. O juramento foi presidido pelo seu vice-presidente Edmund Lara, um ex-oficial da polícia.

Paz prometeu abertura econômica e que “nunca mais” haverá “uma Bolívia sujeita a ideologias falidas”.

“Nunca mais uma Bolívia isolada do mundo, nem de costas para o mundo. A Bolívia está retornando ao mundo e o mundo está retornando à Bolívia, por isso nossos braços estão abertos”, disse Paz.

  • México frustra plano do Irã de assassinar embaixadora de Israel no país
  • Operação na Espanha prende 13 membros de grupo criminoso vinculado a Maduro

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile