Início Economia Republicanos do Senado mostram preocupação com investigação contra Powell e impacto sobre...

Republicanos do Senado mostram preocupação com investigação contra Powell e impacto sobre o Fed | Finanças

Republicanos no Senado dos Estados Unidos expressaram preocupação nesta segunda-feira com a ameaça do governo Donald Trump de indiciar o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. Dois senadores chegaram a ameaçar retaliar bloqueando as indicações do presidente Trump para o banco central, enquanto um terceiro defendeu que a investigação federal seja encerrada rapidamente.

Segundo os senadores, o ponto central da controvérsia é a confiança no Fed, o banco central mais importante do mundo, responsável por definir as taxas de juros nos Estados Unidos e visto por investidores globais como uma força independente crucial para ajudar a administrar a economia em meio a turbulências políticas e de outra natureza.

O senador Thom Tillis foi o primeiro a anunciar planos de se opor à investigação criminal conduzida pelo Departamento de Justiça dos EUA, que se tornou pública na noite de domingo. Outros republicanos influentes também se manifestaram nesta segunda-feira, expressando preocupação com o que consideram uma interferência de Trump na independência tradicional do banco central. A investigação envolve alegações de que Powell teria enganado o Congresso em depoimentos relacionados à reforma do complexo da sede do Fed, em Washington.

“Jerome Powell é um mau presidente do Fed, que tem sido evasivo com o Congresso, especialmente no que diz respeito ao custo das elaboradas reformas do prédio [do BC americano]”, afirmou em nota o senador Kevin Cramer, republicano e membro do Comitê Bancário do Senado, responsável pela supervisão do Fed. “No entanto, não acredito que ele seja um criminoso. Espero que essa investigação criminal seja encerrada rapidamente, junto com o restante do mandato de Jerome Powell. Precisamos restaurar a confiança no Fed.”

A senadora republicana Lisa Murkowski declarou apoio ao plano de Tillis de bloquear as indicações de Trump para o Fed em resposta à notícia da investigação criminal contra Powell. Assim como Cramer, Tillis também é membro do Comitê Bancário do Senado.

As reações dos parlamentares apontam para mais uma possível ruptura entre o governo Trump e os republicanos no Congresso, que em grande parte têm demonstrado lealdade ao presidente, mas recentemente divergiram dele em temas como a divulgação de arquivos sobre o criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein, o ataque dos EUA à Venezuela e subsídios na área de saúde. Trump afirmou que não pediu ao Departamento de Justiça que agisse contra Powell.

O presidente do Fed classificou a iniciativa como um “pretexto” para obter maior influência sobre a definição das taxas de juros. A ameaça de indiciamento é o episódio mais recente no esforço de Trump para pressionar o Fed a reduzir drasticamente os juros.

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell — Foto: Alexander Drago/Bloomberg

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile