InícioMundoRegistro falso em caso de Filipe Martins é "gravíssimo", diz Deltan

Registro falso em caso de Filipe Martins é “gravíssimo”, diz Deltan

Publicado em

SIGA NOSSAS REDES SOCIAS

spot_img

No programa Última Análise desta segunda-feira (20), os comentaristas analisaram a acusação do jornal americanoThe Wall Street Journal que, em matéria assinada por Mary Anastasia O’Grady, afirmou que houve adulteração dos registros de imigração americana para fundamentar a prisão do ex-assessor de Jair Bolsonaro, Filipe Martins. Assim, o que antes era apenas um erro formal, pode se tornar um caso de fraude internacional. Ao final, resta a pergunta: quem mandou fraudar o registro?

“O que a reportagem trouxe é gravíssimo”, aponta o ex-procurador Deltan Dallagnol. Ele explica que, para um país vulnerável como os EUA, tanto para terroristas, traficantes e criminosos, a possibilidade de um registro ser fraudado indica um perigo enorme para os americanos. “Quem se beneficia da inserção falsa de um registro de entrada de Filipe Martins?”, questiona ele.

A matéria cita que um órgão do governo americano criticou recentemente o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por ter usado um registro falso para justificar a prisão preventiva de Filipe Martins. O’Grady relata a história do caso, que começou quando a Polícia Federal usou um documento que indicava a suposta entrada de Filipe Martins nos Estados Unidos. O ministro se baseou nessa informação para alegar risco de fuga e prendê-lo.

O ex-juiz de Direito Adriano Soares da Costa lembrou da relação entre o governo de Joe Biden, especificamente diante de seus interesses ideológicos, com a eleição brasileira. “A USAID [Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internaciona] teria participado de uma armamentização política e jurídica nas eleições brasileiras. É nisto que a figura do Filipe Martins se insere.”

Moraes deu prazo de cinco dias para que a Polícia Federal (PF) explique o uso da consulta ao histórico de viagens, em site do governo americano, para investigar o ex-assessor Filipe Martins. Na resposta ao ministro, o delegado Fábio Shor disse ter confirmado a alegada viagem de Filipe Martins por meio do Departamento de Segurança Interna (Department of Homeland Security – DHS).

O “caudilhesco” discurso de Lula

O presidente Lula afirmou, neste sábado (18), que sonha com uma América Latina independente e respeitada no cenário internacional. O petista vociferou que jamais aceitará que novamente “um presidente de outro país fale grosso com o Brasil”. Por fim, explicou seu grande projeto: “Queremos formar uma doutrina latino-americana com professores e estudantes do nosso continente. Sonhar com um dia em que este continente será independente”.

O professor da FGV Daniel Vargas denominou esta ideologia de “bolivarianismo socialista tropical”. Para ele, “a ideia é identificar o inimigo lá fora e fundamentar um conjunto de políticas restritivas e protecionistas aqui na América Latina. É um conjunto de parâmetros comuns para impor restrições e críticas a todos que vierem de fora dizer o que temos que fazer”.

A declaração vem na na contramão do cenário na Bolívia que, neste domingo (19), elegeu o senador de centro-direita Rodrigo Paz Pereira, nas eleições presidenciais, encerrando quase 20 anos de socialismo no país.

“Depois da esquerda quebrar o país, eles perceberem que estão indo de mal a pior e despertaram para o fato de que o melhor é imitar o sistema que funciona nos países prósperos: o sistema capitalista”, afirmou Deltan.

Jorge Messias e o aceno aos evangélicos

Visando angariar a boa vontade de um público que representa cerca de 27% da população, Lula tenta, cada vez mais, se aproximar do eleitorado evangélico. O advogado-geral da União, Jorge Messias, cotado para a vaga aberta no STF, tem boa recepção entre esta fatia da população e pode suceder Luís Roberto Barroso.

Soares da Costa vê com ceticismo tal aproximação, pois há uma “impossibilidade conceitual de convívio” entre os setores. E diz que, em relação a Messias, a tendência conservadora dele pode fazer com que o PT ganhe a curto prazo, mas perca a longo prazo com sua indicação.

O programa Última Análise faz parte do conteúdo jornalístico ao vivo da Gazeta do Povo, no YouTube. O horário de exibição é das 19h às 20h30, de segunda a sexta-feira. A proposta é discutir de forma racional, aprofundada e respeitosa alguns dos temas desafiadores para os rumos do país.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Artigos mais recentes

Israel recebe corpos de mais dois reféns mantidos pelo Hamas

Os últimos corpos devolvidos pelo Hamas na noite de terça-feira (21) foram identificados como...

STF publica decisão que condenou Bolsonaro e abre prazo para recurso

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou, nas primeiras horas desta quarta (22), a decisão...

Agenda do dia: Leilão de T-bonds nos EUA é destaque | Finanças

Diante da agenda de indicadores esvaziada no Brasil e no exterior, investidores...

Venezuela diz ter derrubado três aeronaves ligadas ao narcotráfico

A Força Armada Nacional Bolivariana (Fanb) da Venezuela relatou ter “neutralizado” três aeronaves ligadas...

MAIS NOTÍCAS

Israel recebe corpos de mais dois reféns mantidos pelo Hamas

Os últimos corpos devolvidos pelo Hamas na noite de terça-feira (21) foram identificados como...

STF publica decisão que condenou Bolsonaro e abre prazo para recurso

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou, nas primeiras horas desta quarta (22), a decisão...

Agenda do dia: Leilão de T-bonds nos EUA é destaque | Finanças

Diante da agenda de indicadores esvaziada no Brasil e no exterior, investidores...