InícioEconomiaQuestão territorial é foco de nova negociação entre Rússia, Ucrânia e EUA...

Questão territorial é foco de nova negociação entre Rússia, Ucrânia e EUA | Mundo

Publicado em

SIGA NOSSAS REDES SOCIAS

spot_img

Negociadores de Rússia e Ucrânia se reuniram em Genebra nesta terça-feira, dando início a uma rodada de dois dias de negociações de paz medidas pelos Estados Unidos, que focarão no principal ponto de impasse – o território -, enquanto o presidente americano, Donald Trump, pressiona Kiev a fechar rapidamente um acordo com Moscou.

Antes das negociações, a Rússia realizou intensos ataques aéreos durante a noite contra várias regiões da Ucrânia, causando danos severos à rede elétrica da cidade portuária de Odesa, no sul. Segundo o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, as novas ações deixaram dezenas de pessoas sem água e aquecimento em meio a um inverno rigoroso no país.

Zelensky pediu aos aliados de Kiev que aumentem a pressão sobre a Rússia, com sanções mais duras e com mais fornecimento de armas à Ucrânia, para que as partes possam chegar a um acordo de paz “real e justo”.

Trump tem pressionado os dois lados a chegar a um acordo para encerrar o maior conflito na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, mas Zelensky tem reclamado de que a Casa Branca exerce maior pressão sobre o país para fazer concessões.

Questionado por jornalistas ontem sobre o que esperava das negociações em Genebra, Trump apontou para a Ucrânia. “Vai ser muito fácil. Quer dizer, veja, até agora, a Ucrânia precisa ir à mesa rapidamente. É tudo o que eu estou dizendo”, afirmou ele, a bordo do Air Force One.

A Rússia exige que a Ucrânia ceda os 20% restantes da região de Donetsk, no leste do país, que Moscou não conseguiu capturar durante o confronto – algo que Kiev se recusa a fazer.

“Desta vez, a ideia é discutir uma gama mais ampla de questões, incluindo, de fato, as principais. As questões centrais dizem respeito tanto aos territórios quanto a tudo o mais relacionado às demandas que apresentamos”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, na segunda-feira.

O local foi alterado para Genebra após Abu Dhabi sediar duas rodadas de negociações que ambas as partes descreveram como construtivas, mas que não resultaram em nenhum avanço significativo.

O enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, e o genro de Trump, Jared Kushner, representarão o governo americano nas negociações, disse uma fonte à Reuters.

Em uma rara tentativa de negociar duas grandes crises globais simultaneamente, eles participarão das negociações indiretas pela manhã com autoridades do Irã em Genebra antes de atravessar a cidade para mediar as conversas entre Ucrânia e Rússia.

A rodada de Genebra ocorre poucos dias antes do quarto aniversário, em 24 de fevereiro, da invasão em grande escala da Rússia contra seu vizinho muito menor. Dezenas de milhares de pessoas foram mortas, milhões fugiram de suas casas, e muitas cidades, vilas e aldeias ucranianas foram devastadas pelo conflito.

A Rússia ocupa cerca de 20% do território nacional da Ucrânia, incluindo a Crimeia e partes da região oriental do Donbas tomadas antes da invasão de 2022. Seus recentes ataques aéreos à infraestrutura energética deixaram centenas de milhares de ucranianos sem aquecimento e energia ao longo de um inverno rigoroso.

Prédio residencial é atingido em ataque da Rússia à cidade ucraniana de Odessa’ — Foto: Nina Liashonok/Reuters

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Artigos mais recentes

PF faz operação para investigar vazamentos de dados do STF

A Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira (17/02), quatro mandados de busca e apreensão em...

Bolsas de NY caem em retorno de feriado, pressionadas por setor de tecnologia

Os principais índices das bolsas de Nova York abri... @jornaldemeriti...

Morre Jesse Jackson, líder negro que abriu caminho para Obama

Pastor batista que por duas vezes tentou se candidatar à Presidência dos Estados Unidos,...

10 promessas de 2022 não cumpridas do governo Lula

Eleito em 2022 com um discurso de reconstrução institucional, compromisso social e retomada da...

MAIS NOTÍCAS

PF faz operação para investigar vazamentos de dados do STF

A Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira (17/02), quatro mandados de busca e apreensão em...

Bolsas de NY caem em retorno de feriado, pressionadas por setor de tecnologia

Os principais índices das bolsas de Nova York abri... @jornaldemeriti...

Morre Jesse Jackson, líder negro que abriu caminho para Obama

Pastor batista que por duas vezes tentou se candidatar à Presidência dos Estados Unidos,...