Em fevereiro de 2026, o quinto dia útil cai na sexta-feira (6). A data marca o limite para o pagamento do salário dos trabalhadores registrados no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), segundo o artigo 459 da legislação.
Neste mês, a conta é simples, já que o primeiro dia útil do mês cai em uma segunda-feira. Desta forma, não há nenhum fim de semana antes do quinto dia útil. Também não há feriados nacionais, nem estaduais, que interfiram na contagem.
- A contagem do quinto dia útil de fevereiro ocorre da seguinte forma:
- 2 de fevereiro (segunda-feira): 1º dia útil
- 3 de fevereiro (terça-feira): 2º dia útil
- 4 de fevereiro (quarta-feira): 3º dia útil
- 5 de fevereiro (quinta-feira): 4º dia útil
- 6 de fevereiro (sexta-feira): 5º dia útil
Sábado é considerado dia útil
Não é o caso de fevereiro de 2026, mas é importante lembrar que, para fins de pagamento de salário, o sábado deve ser contado como um dia útil.
Isso significa que se o quinto dia útil cair em um sábado, essa será a data limite para cair o salário, mesmo que seja um dia de fim de semana. Apenas domingos e feriados ficam fora da contabilização.
E se o pagamento for feito após o quinto dia útil?
O quinto dia útil é o prazo máximo para pagamento dos salários do trabalhador em regime CLT, e o empregador que não respeitar o limite pode pagar caro. Em caso de atraso, o trabalhador tem direito a receber o pagamento com correção, independentemente do período.
Além disso, o funcionário também pode exigir reparação caso a demora cause algum prejuízo, como dificuldades na quitação de alguma conta. Neste caso, o empregador pode ter que arcar com os juros e multa da conta atrasada.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431
