O Kremlin afirmou neste domingo (28) que o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente dos EUA, Donald Trump, não apoiam uma iniciativa conjunta europeia e ucraniana para um cessar-fogo temporário antes de uma solução definitiva, e que na visão de Moscou, Kiev precisa tomar uma decisão sobre Donbas.
Yuri Ushakov, assessor de política externa do Kremlin, afirmou que a ligação telefônica entre Putin e Trump durou 1 hora e 15 minutos e ocorreu a pedido de Trump, antes de seu encontro em Miami com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
“O principal é que os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos compartilham a mesma opinião de que a opção de um cessar-fogo temporário, proposta pelos ucranianos e europeus sob o pretexto de preparar um referendo ou sob outros pretextos, só leva a um prolongamento do conflito e está repleta de novas hostilidades”, disse Ushakov.
Ushakov afirmou que, para o fim das hostilidades, Kiev precisava tomar uma “decisão ousada” em consonância com as discussões russo-americanas sobre Donbas.
“Considerando a situação atual nas frentes de batalha, faria sentido que o regime ucraniano tomasse essa decisão em relação a Donbas.”
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

