Início Economia Presidente das Filipinas anuncia maior descoberta de gás em uma década |...

Presidente das Filipinas anuncia maior descoberta de gás em uma década | Mundo

O presidente filipino, Ferdinand Marcos Jr., anunciou na manhã desta segunda-feira a descoberta de gás natural mais significativa do país “em mais de uma década”, destacando-a como um passo fundamental nos esforços da nação para reduzir sua dependência de energia importada.

O reservatório, chamado Malampaya Leste-1, está localizado a cerca de cinco quilômetros a leste do campo de gás de Malampaya, situado na costa oeste da ilha de Palawan. Acredita-se que a área contenha 2,7 bilhões de metros cúbicos de gás, disse o presidente em um vídeo no Facebook.

Os custos de energia nas Filipinas estão entre os mais altos da região, um obstáculo para muitas empresas e investidores, já que o país depende de combustíveis importados para manter a economia em movimento.

“Isso aumenta a contribuição de Malampaya e fortalece nosso fornecimento doméstico de gás por muitos anos”, disse Marcos em seu vídeo. O campo de gás de Malampaya atualmente supre 20% das necessidades energéticas de Luzon, a maior ilha das Filipinas.

Em janeiro de 2025, Marcos sancionou uma lei para desenvolver a indústria de gás natural e apoiar os esforços do país para aumentar a participação desse combustível em transição na matriz energética.

“Isso equivale a quase 14 bilhões de quilowatts-hora de energia por ano”, acrescentou Marcos. “Significa que pode abastecer mais de 5,7 milhões de residências, 9.500 edifícios ou quase 200 mil escolas durante um ano.”

O líder filipino afirmou que os testes iniciais mostraram que o poço exploratório apresentou uma vazão de 1,6 milhão de metros cúbicos por dia, com potencial para “produzir ainda mais”.

De acordo com Marcos, isso é comparável ao gás natural produzido pelos poços originais de Malampaya.

O campo, no entanto, ainda é pequeno em comparação com os da vizinha Malásia e Indonésia, que possuem recursos que totalizam trilhões de metros cúbicos.

A perfuração na área começou em meados de 2025 por um consórcio liderado pela Prime Energy, empresa apoiada pelo bilionário Enrique Razon Jr. O governo afirmou que este foi o primeiro marco de uma campanha de perfuração da Fase 4, observando que existem outros esforços de exploração na área.

Robert Dan Roces, economista do SM Group, disse ao “Nikkei Asia” que a descoberta de gás natural era “menos uma questão de escala e mais de timing”.

“Ela atenua o declínio de Malampaya, reduz o risco de importação marginalmente e apoia a substituição do carvão pelo gás”, disse ele.

Especialistas do setor previram que o campo de gás de Malampaya se esgotará até 2027.

“O valor estratégico reside na flexibilidade: ganhar tempo para a estabilidade da rede, a expansão das energias renováveis e uma transição energética mais suave, em vez de uma mudança brusca no fornecimento”, acrescentou Roces.

A Prime Energy descreveu a descoberta como “uma vitória para o povo filipino”. Em comunicado, a empresa afirmou: “Quando assumimos a operação, nos comprometemos com o presidente e com a nação a dar nova vida a Malampaya e revitalizar o setor de gás natural local. Hoje, estamos cumprindo esse compromisso.”

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile