Início Economia Prefeito de Nova York limita a atuação do ICE contra imigrantes na...

Prefeito de Nova York limita a atuação do ICE contra imigrantes na cidade | Mundo

Em meio às polêmicas condutas adotadas pelo Serviço de Imigração dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês) contra imigrantes no país, o prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, assinou uma ordem executiva nesta sexta-feira (06) que reforça as proteções a imigrantes contra ações federais e de fiscalização do ICE.

A ordem determina que será necessário mandado judicial para agentes federais do ICE utilizarem estacionamentos e garagens da cidade como áreas de preparação ou bases operacionais, e também para conseguirem entrar em propriedades da cidade, incluindo hospitais e escolas.

Além disso, a medida cria um comitê interagências para coordenar a resposta a crises em toda a cidade e proíbe o compartilhamento de dados privados dos nova-iorquinos com autoridades de imigração dos Estados Unidos sem justificativa legal.

Por fim, a ordem também determina que os órgãos municipais — Departamento de Polícia de Nova York (NYPD, na sigla em inglês), Departamento de Correção (NYCDOC, em inglês) e Departamento de Liberdade Condicional (DOP, em inglês) — realizem auditorias de 90 dias sobre suas políticas relacionadas à fiscalização da imigração.

“Dia após dia, testemunhamos uma crueldade [do ICE] que choca a consciência”, afirmou o prefeito democrata na sexta-feira, durante um café da manhã inter-religioso na Biblioteca Pública de Nova York. “Agentes mascarados, pagos com o dinheiro dos nossos próprios impostos, violam a Constituição e espalham terror entre nossos vizinhos”.

A nova determinação de Mamdani vem após agentes federais terem baleado e matado dois cidadãos americanos durante protestos em Minneapolis nas últimas semanas.

“Blindagem contra Trump”

Com a divulgação dessas novas medidas, o prefeito, que se designa como socialista democrático voltado a políticas progressistas, formalizou a estratégia de “blindagem contra Trump” apresentada por ele em dezembro do ano passado.

Na ocasião em que mostrou a estratégia, Mamdani divulgou um vídeo incentivando imigrantes sem documentos a recusarem a entrada de agentes de imigração, permanecerem em silêncio e registrarem legalmente qualquer abordagem.

Em nível estadual, a governadora de Nova York, Kathy Hochul, propôs, na semana passada, uma nova lei estadual para limitar a cooperação entre as forças de segurança locais e as autoridades de imigração.

A proposta de Hochul revogaria dispositivos que permitem a agências federais delegar poderes a policiais locais e proibiria o uso de cadeias municipais para detenções do ICE.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile