A Polícia Montada do Canadá (RCMP, na sigla em inglês) divulgou nesta quarta-feira (11) detalhes do ataque que deixou ao menos nove mortos, incluindo a autora dos disparos, e 27 feridos na cidade de Tumbler Ridge, na província da Colúmbia Britânica, na terça-feira (10).
De acordo com informações da emissora pública CBC, a suspeita foi identificada como Jesse VanRootselaar, de 18 anos, moradora da cidade e que teria se matado ao fim do ataque.
As vítimas assassinadas na escola Tumbler Ridge Secondary School foram uma professora de 39 anos e cinco alunos, com idades entre 12 e 13 anos. Além disso, a mãe da suspeita, de 39 anos, e o irmão dela, de 11, foram encontrados mortos na casa da família.
O vice-comissário Dwayne McDonald, comandante da RCMP na Colúmbia Britânica, disse em entrevista coletiva que VanRootselaar era um homem biológico, mas se identificava como mulher e havia iniciado a transição de gênero há seis anos.
O policial disse que a agressora não frequentava a Tumbler Ridge Secondary School, já que havia abandonado os estudos há quatro anos. As motivações do massacre ainda não foram esclarecidas, já que um bilhete não foi encontrado, mas a polícia acredita que VanRootselaar possa ter escrito um.
Duas armas de fogo foram apreendidas pelos policiais que atenderam à ocorrência.
Ainda de acordo com a CBC, McDonald disse que a polícia atendeu a telefonemas da casa de Van Rootselaar relacionados a saúde mental nos últimos anos, e que alguns desses contatos diziam respeito a situações com armas de fogo. O policial afirmou que as primeiras informações apontam que a atiradora agiu sozinha.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

