InícioMundoPartido pró-europeu vence eleições parlamentares na Moldávia

Partido pró-europeu vence eleições parlamentares na Moldávia

Publicado em

SIGA NOSSAS REDES SOCIAS

spot_img

O partido pró-europeu Ação e Solidariedade (PAS), da presidente da Moldávia, Maia Sandu, venceu as eleições parlamentares realizadas neste domingo (28) com 50,16% dos votos, de acordo com os resultados divulgados nesta segunda-feira (29) pela Comissão Eleitoral Central (CEC) após a apuração de 99,91% das urnas.

Em segundo lugar ficou o pró-russo Bloco Eleitoral Patriótico (BEP), com 24,19% dos votos. Outras três legendas, o bloco Alternativa (7,97%), o Partido Nosso (6,2%) e o Democracia em Casa (5,72%), também conseguiram representação no Parlamento, que é composto por 101 cadeiras.

O voto do exterior foi decisivo para a maioria absoluta do PAS, que obteve 78,51% dos 276.391 votos emitidos fora do país.

O partido de Sandu também venceu com maioria absoluta na capital, Chisinau, onde obteve 52,68% dos votos, o que representa 194.999 eleitores. Com estes resultados, o PAS conquistaria 55 cadeiras, oito a menos que na legislatura passada, mas mais do que o suficiente para governar sozinho.

O bloco pró-russo ficaria com 26 assentos, o Alternativa com oito, e o Partido Nosso e o Democracia em Casa com seis cada um.

O líder do BEP, Igor Dodon, convocou todos os partidos da oposição a se manifestarem em frente ao Parlamento. “Sem bandeiras partidárias ou parafernália, devemos nos unir para defender nossa vitória eleitoral. Será um protesto pacífico e não violento”, disse o opositor pró-russo, que foi presidente do país entre 2016 e 2020.

Segundo Dodon, “é evidente que o partido governista perdeu as eleições”.

Rússia alega que centenas de milhares de moldavos não conseguiram votar

O Kremlin deu declarações sobre as eleições na Moldávia nesta segunda-feira, dizendo que “centenas de milhares” de moldavos que residem na Rússia não puderam votar nas eleições parlamentares realizadas neste domingo.

“Pelo que vemos e sabemos, podemos confirmar que centenas de milhares de moldavos foram privados da oportunidade de votar na Rússia devido ao fato de que apenas duas seções eleitorais estavam abertas para eles”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em sua coletiva de imprensa telefônica diária.

Ao mesmo tempo, Peskov assinalou que Moscou se absterá, por enquanto, de avaliar os resultados dos pleitos moldavos. “As avaliações terão que ser feitas depois que observarmos a postura que as forças políticas (moldavas) adotam diante destas eleições”, declarou Peskov.

Zelensky comemora “fracasso” da Rússia em desestabilizar eleições na Moldávia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, comemorou nesta segunda-feira o triunfo do partido da presidente pró-Europa da Moldávia, Maia Sandu, nas eleições legislativas deste domingo, e afirmou que o Kremlin fracassou em sua tentativa de “desestabilizar” esse país vizinho da Ucrânia.

“Falei hoje pela manhã com Maia Sandu e a parabenizei. A Rússia fracassou em desestabilizar a Moldávia, apesar de ter gastado enormes recursos para miná-la e corromper o máximo de pessoas possível”, disse Zelensky em uma participação por videoconferência no Fórum de Segurança de Varsóvia.

Zelensky destacou também a importância da extradição para a Moldávia, vinda da Grécia, dias antes das eleições, do oligarca e fugitivo da justiça moldava Vladímir Plahotniuc, que dominou durante anos o cenário político de seu país e é acusado de ter participado em uma fraude de um bilhão de euros contra o sistema bancário nacional.

“Este ato de justiça e de cooperação europeia é importante não só para a Moldávia, mas para todos na Europa”, declarou o presidente ucraniano, que pediu que se castigue “todo mundo que escolher a guerra e se alinhar com a Rússia, de oligarcas a políticos, passando por qualquer outro colaborador de Moscou”.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Artigos mais recentes

Moraes ordena citação contra Eduardo e Paulo Figueiredo

O ministro Alexandre de Moraes, relator do Inquérito 4.995 no Supremo Tribunal Federal (STF)...

Mianmar amplia presença militar nos arredores de minas controladas pela China | Mundo

As Forças Armadas de Mianmar têm utilizado um aparato militar, que inclui...

Trump defende tarifa de 100% para filmes produzidos fora dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a declarar nesta segunda-feira (29) que...

ainda não há definição sobre encontro entre Lula e Trump

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou nesta segunda-feira (29) que ainda não há data,...

MAIS NOTÍCAS

Moraes ordena citação contra Eduardo e Paulo Figueiredo

O ministro Alexandre de Moraes, relator do Inquérito 4.995 no Supremo Tribunal Federal (STF)...

Mianmar amplia presença militar nos arredores de minas controladas pela China | Mundo

As Forças Armadas de Mianmar têm utilizado um aparato militar, que inclui...

Trump defende tarifa de 100% para filmes produzidos fora dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a declarar nesta segunda-feira (29) que...
Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?