Início Economia Partido governista do Japão pode conquistar maioria na Câmara Baixa, segundo pesquisa...

Partido governista do Japão pode conquistar maioria na Câmara Baixa, segundo pesquisa | Mundo

O Partido Liberal Democrático (PLD), o partido no poder no Japão, pode conquistar a maioria das 465 cadeiras na Câmara Baixa nas eleições de 8 de fevereiro, segundo uma nova pesquisa ““Nikkei Asia” realizada logo após o anúncio das eleições. Hoje o PLD tem 198 cadeiras, menos da metade.

Enquanto isso, a Aliança Reformista Centrista — recém-formada pelo Partido Democrático Constitucional e pelo Komeito — deve perder cadeiras em relação às 167 que possuía antes da campanha.

A situação ainda está em desenvolvimento. A Aliança Reformista Centrista, fundada em 22 de janeiro, ainda não se consolidou como um partido conhecido. Faltando dez dias para as eleições, mais da metade dos distritos eleitorais uninominais estão em disputa, e o cenário pode mudar consideravelmente à medida que a eleição se aproxima.

Esta análise se baseia em pesquisas telefônicas e on-line realizadas em todo o país na terça e quarta-feira, complementadas por informações adicionais.

O PLD é o favorito para vencer em quase 40% dos 289 distritos eleitorais. O partido está prestes a conquistar cadeiras nas províncias de Yamaguchi, Tokushima e Kumamoto, todas no oeste do Japão.

O LDP está envolvido em disputas acirradas com candidatos de outros partidos em mais de 150 distritos. Lidera em cerca de 100 dessas disputas competitivas. Além disso, muitos outros distritos são considerados equilibrados.

Das 176 cadeiras alocadas por meio de um sistema de representação proporcional que divide o país em 11 regiões, espera-se que o LDP ultrapasse as 59 cadeiras conquistadas na eleição de 2024, chegando a 70 cadeiras.

O LDP está próximo de alcançar o número de cadeiras necessárias para garantir uma “maioria sólida” de 243 cadeiras, requisito para nomear os presidentes de todas as comissões.

A primeira-ministra, Sanae Takaichi, que também preside o LDP, estabeleceu uma “maioria do partido governista” como critério para a vitória. Antes das eleições, o PLD detinha 198 cadeiras, e seu parceiro de coalizão, o Partido da Inovação do Japão, tinha 34 cadeiras, totalizando 232 — apenas uma cadeira a menos do que a maioria necessária. Dentro do PLD, há apelos para “buscar uma maioria absoluta de um único partido”.

A Aliança Reformista Centrista, por sua vez, pode perder cadeiras e corre o risco de conquistar menos de 100, segundo os dados da pesquisa.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile