Início Economia Partido de Sanae Takaichi caminha para ampla vitória em eleições no Japão...

Partido de Sanae Takaichi caminha para ampla vitória em eleições no Japão | Mundo

O partido da primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, caminha para assegurar uma ampla maioria na Câmara Baixa do Parlamento japonês na eleição realizada neste domingo, segundo projeção da emissora pública NHK, com base em pesquisas de boca de urna. O Partido Liberal Democrata (LDP) de Takaichi deve conquistar entre 274 e 328 das 465 cadeiras da Casa, bem acima das 233 necessárias para formar maioria, de acordo com a NHK. Junto com o parceiro de coalizão, o Japan Innovation Party, conhecido como Ishin, a aliança poderia controlar até 366 cadeiras.

Primeira mulher a chefiar o governo japonês, aos 64 anos, Takaichi convocou a rara eleição antecipada no inverno (no Hemisfério Norte) para capitalizar seus elevados índices pessoais de aprovação desde que foi alçada à liderança do LDP no fim do ano passado.

Eleitores foram atraídos por sua imagem de franqueza e dedicação ao trabalho, mas suas inclinações nacionalistas e a ênfase em segurança tensionaram as relações com a vizinha China, enquanto suas promessas de cortes de impostos deixaram os mercados financeiros apreensivos. Moradores enfrentaram a neve para votar, com nevascas recordes em partes do país causando congestionamentos e levando alguns locais de votação a fechar mais cedo.

Esta foi apenas a terceira eleição no pós-guerra realizada em fevereiro, já que as eleições costumam ser convocadas em meses de clima mais ameno.

Do lado de fora de uma seção eleitoral na cidade de Uonuma, na montanhosa província de Niigata, o professor Kazushige Cho, de 54 anos, enfrentou temperaturas abaixo de zero e neve intensa para votar no Partido Liberal Democrata de Takaichi. “Parece que ela está criando um senso de direção, como se o país inteiro estivesse se unindo e avançando. Isso realmente ressoa comigo”, disse.

No entanto, a promessa de campanha de Takaichi de suspender o imposto sobre consumo de 8% sobre alimentos para ajudar as famílias a lidar com a alta de preços assustou investidores, preocupados com como o país, que tem a maior dívida entre as economias avançadas, financiaria a medida.

“Se Takaichi vencer com folga, terá mais espaço político para cumprir compromissos-chave, inclusive cortes no imposto sobre consumo”, afirmou Seiji Inada, diretor-gerente da consultoria FGS Global. “Os mercados podem reagir nos dias seguintes, e o iene pode voltar a ficar sob pressão.”

A moradora de Niigata Mineko Mori, de 74 anos, caminhando pela neve com seu cachorro, disse temer que os cortes de impostos de Takaichi imponham um fardo ainda maior às gerações futuras. Já os eleitores mais jovens estão entre os maiores apoiadores de Takaichi. Uma pesquisa recente apontou que mais de 90% dos menores de 30 anos são favoráveis a ela.

A primeira-ministra desencadeou um fenômeno improvável liderado por jovens, apelidado de “sanakatsu” (algo como “mania Sanae”), com produtos que ela usa, como sua bolsa e a caneta rosa com que faz anotações no Parlamento, tornando-se muito procurados.

Na quinta-feira, Takaichi recebeu o “endosso total” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A China também acompanha de perto o resultado.

Semanas após assumir o cargo, Takaichi desencadeou a maior disputa com a China em mais de uma década ao detalhar publicamente como Tóquio poderia reagir a um ataque chinês a Taiwan. Um mandato forte poderia acelerar seus planos de reforçar a defesa do Japão, o que Pequim classifica como uma tentativa de reviver o passado militarista do país. “Votei em um partido que claramente tem a vontade de proteger o país”, disse Masanobu Igarashi, soldado aposentado, após votar no LDP em Uonuma.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile