A cidade de Joinville vai receber três centros tecnológicos voltados para a área de óleo e gás, informou a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Frutos de parceria entre o Instituto Senai de Inovação e a Petrobras, os centros totalizam investimentos de R$ 380 milhões.
O projeto dos centros foi selecionado em chamada pública da Petrobras, em nome do Consórcio Libra, composto pela estatal, Shell Brasil, TotalEnergies, CNOOC e CNODC, para operar o campo de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos.
Um dos que serão construídos é o Centro Tecnológico de Equipamentos Mecânicos para Operações de Óleo e Gás (Cetemo), orçado em R$ 280 milhões.
O projeto do Cetemo inclui a construção de uma edificação física de 3,3 mil metros quadrados e a aquisição de equipamentos inéditos no Brasil. A nova estrutura deverá entrar em operação em aproximadamente 36 meses, de acordo com a Fiesc.
O cronograma final de instalação do novo Cetemo e o orçamento final serão fechados nas próximas etapas de negociação com a Petrobras. As máquinas serão fabricadas especificamente para o Cetemo por fornecedores de países como a Alemanha e o Japão, disse a Fiesc.
“O novo centro promoverá o desenvolvimento de uma cadeia nacional e regional de suprimentos”, disse, em nota, o presidente da Fiesc, Gilberto Seleme.
Cézar Siqueira, gerente geral de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), afirmou, também em nota, que os centros tecnológicos que estão sendo desenvolvidos são fundamentais para acelerar a inovação em áreas estratégicas, além de contribuir para elevar a produtividade, reduzir riscos operacionais e ampliar a competitividade da indústria nacional.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

