Os preços dos contratos futuros do ouro fecharam em alta nesta sexta-feira (3) e permaneceram perto das máximas históricas, na sétima semana seguida de ganhos apoiados por expectativas por cortes de juros nos Estados Unidos. As preocupações com os impactos da paralisação do governo americano (“shutdown”) esta semana também contribuíram para aumentar a demanda por ativos seguros.
Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para outubro fechou em alta de 1,07%, a US$ 3.880,8 por onça-troy, perto do recorde de US$ 3.897,50 de quarta-feira (1). No acumulado da semana, o metal precioso subiu 2,80%.
O ouro foi a classe de ativos com melhor desempenho no terceiro trimestre deste ano, em alta de 16,4%, e registrou um retorno impressionante de 11,6% em setembro – seu melhor mês desde novembro de 2009, diz a estrategista do Bank of America (BofA), Savita Subramanian, em nota.
Já a paralisação do governo americano está em seu terceiro dia, resultando no atraso da divulgação de dados importantes do mercado de trabalho, observados de perto por autoridades do Federal Reserve (Fed) na definição da política monetária americana. O mercado, no entanto, segue precificando mais dois cortes de juros neste ano, o que apoia o mercado de ouro.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431