A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) deve aumentar novamente a sua produção em novembro, dando continuidade à estratégia do grupo de retomar a sua parcela do mercado global, de acordo com pessoas familiarizadas com os planos.
A aliança liderada pela Arábia Saudita irá considerar um aumento de produção de pelo menos 137 mil barris por dia, o mesmo montante acordado para o aumento previsto para o mês de outubro. A próxima reunião da cúpula da Opep+ está marcada para o dia 5, próximo domingo.
A Opep+ começou a aumentar mensalmente a sua produção de petróleo por meio de uma capacidade ociosa que já soma 1,66 milhão de barris por dia, apesar de alertas de toda a indústria acerca de uma provável oferta excedente.
Até agora, o mercado de petróleo absorveu os barris adicionados do grupo sem grandes problemas, e os contratos futuros do petróleo Brent (referência global) já subiram cerca de 3% neste mês.
Ainda assim, o aumento planejado para outubro é bem menor do que aqueles realizados nos dois meses anteriores, e delegados da Opep+ enfatizaram que o potencial de aumentar efetivamente o suprimento é ainda menor, pois alguns países não têm capacidade de produzir mais petróleo.
A próxima reunião do grupo acontecerá na esteira de uma viagem planejada pelo príncipe saudita Mohammed bin Salman a Washington, capital dos Estados Unidos, em novembro. Ele se reunirá com o presidente americano, Donald Trump, que tem repetidamente pedido por preços de combustíveis mais baixos à medida que seu governo tenta conter a inflação e reduzir os juros.
Nenhuma decisão final foi tomada pela Opep+, e as deliberações ainda podem avançar até a reunião do próximo domingo.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431