InícioMundoo que a Quaresma recorda aos fiéis

o que a Quaresma recorda aos fiéis

Publicado em

SIGA NOSSAS REDES SOCIAS

spot_img

Com início nesta quarta-feira (18), a Quaresma marca um dos períodos mais significativos do calendário cristão, dedicado à reflexão, ao arrependimento e ao aprofundamento da vida espiritual. A data remete aos 40 dias que Jesus passou no deserto, em jejum e oração, conforme narram os Evangelhos.

Trata-se de um tempo de revisão interior e renovação da fé. Em algumas partes do mundo, porém, o que se verifica é o contrário: práticas tradicionais da fé cristã, como celebrações públicas e manifestações religiosas, enfrentam restrições ou mesmo proibições.

É nesse contexto que surge o debate sobre cristofobia – termo utilizado para designar a perseguição a cristãos em diferentes partes do mundo. A Gazeta do Povo preparou um mini-documentário sobre o tema, que você pode assistir clicando no vídeo acima ou no canal oficial do jornal no YouTube.

Além disso, os leitores podem baixar gratuitamente o e-book exclusivo sobre intolerância religiosa no século XXI, escrito pelo colunista Franklin Ferreira: Cristofobia – Como o Ocidente Está se Curvando ao Medo.

Para ter acesso ao conteúdo, basta se inscrever na página “Investigação Gazeta – Especial Cristofobia”.

O que os dados dizem sobre a cristofobia no mundo?

Em coluna para a Gazeta do Povo, Franklin Ferreira explica que “a palavra ‘cristofobia’ designa o ódio, a discriminação ou a violência praticada contra pessoas ou comunidades cristãs em razão de sua fé. Trata-se de um fenômeno que, embora frequentemente silenciado pela grande mídia, é hoje a principal forma de perseguição religiosa no mundo”.

Agora em 2026, o relatório da Open Doors – organização internacional que apoia cristãos perseguidos –, “World Watch List 2026”, apontou um aumento de 8 milhões no número de cristãos perseguidos em comparação ao ano anterior. Ao todo, o levantamento estima que 388 milhões de pessoas enfrentam algum tipo de risco ou hostilidade por professarem a fé cristã no mundo.

A Quaresma começa em 2026 no dia 18 de fevereiro. No período, que é voltado à reflexão cristã, existem muitos casos de perseguição religiosa – como acontece na Nicarágua. (Foto: Martin Jernberg | Unsplash)

O mini-documentário da Gazeta do Povo, “Perseguição aos cristãos no mundo: casos e histórias que tentam ocultar”, traz uma série de relatos e contextualizações sobre episódios de discriminação contra cristãos em diferentes países. Cita o caso da Nicarágua, onde as autoridades chegaram a proibir a celebração da Semana Santa, impedindo um dos momentos mais importantes da tradição cristã.

“Imagine um país onde 84% da população é cristã e onde as celebrações da Semana Santa são proibidas. Essa é a realidade da Nicarágua, onde o ditador Daniel Ortega declarou guerra às organizações cristãs por causa de protestos contra o seu governo. Entre as armas de opressão do regime, está a substituição das celebrações da Semana Santa por atos promovidos pelo Estado. […] Desde então, mais de mil ataques à Igrejas foram registrados”, registra o especial. 

A Semana Santa é a semana final da Quaresma, considerada o coração do período. Sendo assim, a proibição de suas celebrações não atinge apenas uma tradição cultural, mas o núcleo da vivência religiosa de milhões de fiéis. Em contextos como o da Nicarágua, a restrição dessas manifestações evidencia como a prática da fé pode se tornar alvo de controle político e repressão estatal.

Ao trazer esse e outros casos, o mini-documentário amplia o debate sobre liberdade religiosa e os desafios enfrentados por comunidades cristãs ao redor do mundo – especialmente em períodos simbólicos como a Quaresma e a Semana Santa.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Artigos mais recentes

Novo sai em defesa de servidores da Receita e aponta “linchamento em causa própria”

O partido Novo saiu em defesa dos servidores da Receita Federal após o ministro...

Tribunal alemão ordena que X conceda acesso a dados para pesquisa sobre eleição na Hungria | Empresas

Um tribunal de apelação alemão ordenou que a plataforma de mídia social...

França prende 11 por morte de ativista de direita

Duas pessoas foram presas nesta quarta-feira (18) em conexão com o assassinato de um...

Homenagem a Lula e ironia às famílias conservadoras foram “desastre total”, diz Otoni

O deputado Otoni de Paula (MDB-RJ) classificou como um “desastre total” o desfile da...

MAIS NOTÍCAS

Novo sai em defesa de servidores da Receita e aponta “linchamento em causa própria”

O partido Novo saiu em defesa dos servidores da Receita Federal após o ministro...

Tribunal alemão ordena que X conceda acesso a dados para pesquisa sobre eleição na Hungria | Empresas

Um tribunal de apelação alemão ordenou que a plataforma de mídia social...

França prende 11 por morte de ativista de direita

Duas pessoas foram presas nesta quarta-feira (18) em conexão com o assassinato de um...