A Nvidia iniciou a produção em massa de seu chip Blackwell AI nos Estados Unidos em parceria com a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC). A iniciativa atende à estratégia americana de produzir internamente chips de ponta.
O fundador e executivo-chefe (CEO) da Nvidia, Jensen Huang, fez o anúncio na sexta-feira, após visitar a unidade de produção avançada da TSMC no Arizona.
“Este é um momento histórico por vários motivos. É a primeira vez na história recente dos Estados Unidos que o chip mais importante está sendo fabricado em solo americano e pela fábrica mais avançada, a TSMC”, disse Huang.
Ele disse que a medida está alinhada com a visão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de reindustrializar o país. “Trazer a manufatura de volta aos Estados Unidos cria empregos, é claro, mas também estamos falando da indústria de tecnologia mais importante do mundo”, afirmou o CEO.
A primeira fase da fábrica da TSMC no Arizona, sua unidade de chips mais avançada fora de Taiwan, iniciou a produção em massa no final de 2024. Apple, Nvidia e AMD são os primeiros clientes das fábricas. Estabelecer e verificar a produção de chips avançados em uma nova geografia exige um longo processo de validação e ajuste fino.
A Intel também acaba de colocar sua tecnologia mais avançada, seu chip de nó 18A, em produção no Arizona.
A visita de Huang à fábrica da TSMC no Arizona ocorreu logo após a empresa taiwanesa anunciar que aceleraria o cronograma de produção de seus chips de 2 nanômetros de última geração nos Estados Unidos.
O CEO da TSMC, C.C. Wei, também sinalizou a intenção da empresa de expandir além de seu compromisso de investimento de US$ 165 bilhões, garantindo outro grande terreno em antecipação ao crescimento adicional impulsionado pela demanda por chips de inteligência artificial.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431