Uma tempestade de inverno com uma mistura congelante de neve e gelo atingiu o nordeste dos Estados Unidos na madrugada de sábado (27), interrompendo o tráfego aéreo após o feriado prolongado de Natal e levando as autoridades de Nova York e Nova Jersey a emitir declarações de emergência climática.
O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu alertas de tempestade de gelo e tempestade de inverno em todo o estado de Nova York e em Connecticut, prevendo algumas das maiores quantidades de neve acumulada – até 30 centímetros em áreas localizadas – para Long Island e o Vale do rio Hudson.
A cidade de Nova York poderá registrar o maior acúmulo de neve desde 2022, com taxas de queda de neve de até 5 centímetros por hora, de acordo com uma declaração de emergência feita na sexta-feira pela governadora Kathy Hochul, que alertou para as condições perigosas nas estradas.
Em muitas áreas, a previsão era de neve misturada ou coberta por uma camada de gelo e chuva congelante.
“A segurança dos nova-iorquinos é minha principal prioridade, e continuo a insistir na necessidade de extrema cautela durante toda a duração desta tempestade”, disse Hochul em um comunicado, aconselhando os moradores a “evitar viagens desnecessárias”.
Avisos de tempestade de gelo e alertas de clima invernal foram emitidos para a maior parte da Pensilvânia, grande parte de Massachusetts e a maior parte de Nova Jersey, onde também foi declarado estado de emergência. Ventos fortes foram previstos como parte da tempestade.
A neve começou a cair no oeste do estado de Nova York e na região da cidade de Nova York na noite de sexta-feira e a previsão era de que se intensificasse no sábado.
Mais de 1.600 voos comerciais dentro dos Estados Unidos e com origem ou destino no país foram cancelados na sexta-feira, e mais de 7.800 sofreram atrasos devido à piora das condições climáticas, segundo o serviço de rastreamento de voos FlightAware.
Os três principais aeroportos que servem a região da cidade de Nova York – John F. Kennedy, Newark Liberty International e LaGuardia – foram responsáveis pela maior parte dos cancelamentos de voos na sexta-feira. Os três emitiram alertas na plataforma de mídia social X, avisando os viajantes sobre possíveis interrupções.
Segundo a FlightAware, outros 650 voos programados para partir ou pousar nos EUA no sábado foram cancelados.
Representantes da American Airlines, United Airlines e JetBlue Airways disseram à Reuters que essas companhias aéreas isentaram as taxas de alteração normalmente cobradas para remarcação de voos para passageiros cujos planos de viagem possam ser afetados por interrupções relacionadas ao clima.
Nova Jersey e Pensilvânia emitiram restrições para veículos comerciais em algumas estradas, incluindo muitas rodovias interestaduais.
“Esta tempestade causará condições perigosas nas estradas e afetará as viagens de férias”, disse a governadora interina de Nova Jersey, Tahesha Way, em um comunicado. “Estamos pedindo aos viajantes que evitem viajar durante a tempestade e permitam que as equipes cuidem das estradas.”
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431
