Uma pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta terça-feira (9) obteve que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) aparece como o nome mais competitivo da direita contra o presidente Lula (PT). A pesquisa simulou quatro cenários entre a última quinta-feira (4) e esta segunda-feira (8), sendo que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou sua pré-candidatura ao Planalto na sexta-feira (5).
O petista lidera nos quatro cenários, que também incluem os nomes do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União) e do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).
Flávio foi anunciado como o candidato que substituirá seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2026. O senador busca apoio entre partidos como o PP, do senador Ciro Nogueira (PI) e o Republicanos, que tem nos seus quadros o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Ciro ainda resiste à candidatura de Flávio, expressando preferência por Tarcísio.
- Ipsos-Ipec: metade do eleitorado acha negativa ausência de Bolsonaro nas eleições
- Avaliação do governo Lula cai e desaprovação chega a 52%; 40% acham governo ruim ou péssimo
Pesquisa de intenção de voto estimulada para o primeiro turno das eleições
Cenário 1: Tarcísio de Freitas
O primeiro cenário avaliado inclui o governador paulista na disputa contra o atual presidente. O levantamento o aponta como o nome menos competitivo contra Lula:
- Lula (PT): 38%;
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 17%;
- Ratinho Júnior (PSD): 9%;
- Ronaldo Caiado (União): 5%;
- Romeu Zema (Novo): 3%;
- Branco/nulo: 19%;
- Não sabe/não respondeu: 8%;
Cenário 2: Flávio Bolsonaro
O segundo cenário considera o filho do ex-presidente. O levantamento iniciou antes e terminou depois do anúncio de sua pré-candidatura à Presidência:
- Lula (PT): 38%;
- Flávio Bolsonaro (PL): 19%;
- Ratinho Júnior (PSD): 9%;
- Ronaldo Caiado (União): 7%;
- Romeu Zema (Novo): 5%;
- Branco/nulo: 17%;
- Não sabe/não respondeu: 6%;
Cenário 3: Michelle Bolsonaro
No terceiro cenário, temos uma maior proximidade entre Lula e o segundo colocado, nesse caso, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. É também o cenário com menor proporção de brancos e nulos:
- Lula (PT): 38%;
- Michelle Bolsonaro (PL): 23%;
- Ratinho Júnior (PSD): 8%;
- Ronaldo Caiado (União): 5%;
- Romeu Zema (Novo): 4%;
- Branco/nulo: 16%;
- Não sabe/não respondeu: 5%;
Cenário 4: Eduardo Bolsonaro
O quarto cenário estudado inclui o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos:
- Lula (PT): 38%;
- Eduardo Bolsonaro (PL): 18%;
- Ratinho Júnior (PSD): 9%;
- Ronaldo Caiado (União): 7%;
- Romeu Zema (Novo): 5%;
- Branco/nulo: 17%;
- Não sabe/não respondeu: 6%;
Metodologia
A pesquisa Ipsos-Ipec ouviu 2.000 eleitores pessoalmente em 131 cidades do Brasil entre os dias 4 e 8 de dezembro de 2025. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas eleições de 2022, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431
