Início Mundo Meloni pressiona flotilha com Greta a interromper viagem a Gaza

Meloni pressiona flotilha com Greta a interromper viagem a Gaza

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, apelou aos integrantes da flotilha Global Sumud (GSF), com a ativista sueca Greta Thunberg, para que interrompam a tentativa de chegar à Faixa de Gaza, correndo o risco de prejudicar o plano do presidente dos EUA, Donald Trump, para a reconstrução do enclave.

Segundo a premiê italiana, a proposta americana representa uma esperança para o povo palestino e para a região. Por isso, ela pediu “seriedade e responsabilidade” dos integrantes da flotilha para não furar o bloqueio imposto por Israel.

“Receio que a tentativa da flotilha de romper o bloqueio naval de Israel possa servir de pretexto para prejudicar a esperança de um acordo que coloque fim à guerra e ao sofrimento da população civil palestina e estabilize a região”, afirmou Meloni no X.

A autoridade italiana acrescentou que qualquer outra opção “corre o risco de se tornar um obstáculo que prejudica, principalmente, o povo de Gaza”. Por isso, Meloni ressaltou que “é hora de seriedade e responsabilidade”.

O Ministério da Defesa italiano informou nesta terça-feira (30) que a Marinha deixará de acompanhar a flotilha com a ativista Greta Thunberg quando ela atingisse aproximadamente 240 quilômetros da costa. A Espanha, que também acompanhou os ativistas em parte do trajeto, se manifestou no mesmo sentido, deixando claro que não entrará na zona de exclusão estabelecida pelas forças israelenses.

Na madrugada desta quarta-feira (1º), a flotilha Global Sumud informou ter entrado, como parte de seu percurso rumo a Gaza, na chamada “zona de alto risco”, a área onde Israel interceptou anteriormente outras embarcações.

Segundo a emissora de rádio pública israelense Kan, as Forças de Defesa de Israel (FDI) se preparam para interceptar os mais de 40 barcos da flotilha que navegam rumo a Gaza, com o fim de desviá-los para o porto da cidade de Asdode, onde os integrantes seriam interrogados e deportados, como em ocasiões anteriores.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?
Sair da versão mobile