O cirurgião do ex-presidente Jair Bolsonaro, Cláudio Birolini, e o cardiologista Brasil Caiado informaram neste sábado (27) que o procedimento de bloqueio do nervo frênico, realizado para o controle dos soluços do ex-presidente, transcorreu bem e durou entre 40 minutos e uma hora. Nesta etapa, foi feito apenas o bloqueio do lado direito. A intervenção no lado esquerdo está prevista para a próxima segunda-feira.
O procedimento realizado hoje não foi cirúrgico e não envolveu cortes. Segundo o radiologista intervencionista Mateus Saldanha, a estratégia é acompanhar a evolução clínica de Jair Bolsonaro dia a dia para avaliar os efeitos do procedimento. Há outras alternativas para o controle dos soluços, mas, nesta internação, a equipe médica não pretende adotar medidas adicionais além das já realizadas.
Os médicos mantiveram a estimativa de internação total entre cinco e sete dias. Como o ex-presidente foi internado no dia 24, a previsão de alta segue prevista para o dia 31. Bolsonaro apresentou ontem uma crise prolongada de soluços, o que motivou a realização do procedimento neste sábado.
O ex-presidente já retornou ao quarto após os procedimentos e segue sob cuidados gerais, incluindo fisioterapia.
Boletim confirma nova intervenção
Em boletim médico divulgado no início da noite, o hospital DF Star afirmou que o procedimento de bloqueio anestésico do nervo frênico direito ocorreu em razão de uma crise de soluços na tarde desta sexta. Segundo o comunicado, está programado o bloqueio do nervo esquerdo “em 48 horas”.
Enquanto isso, o paciente deverá seguir com fisioterapia para reabilitação, medidas de profilaxia de trombose venosa e cuidados clínicos. O boletim afirma ainda que Bolsonaro permanece “em cuidados pós-operatórios”, depois de ter passado pela correção de uma hérnia inguinal bilateral.
Família anunciou procedimento nas redes
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro informou neste sábado, por meio de uma postagem nas redes sociais, que o ex-presidente tinha sido encaminhado ao centro cirúrgico para a realização do bloqueio do nervo frênico e pediu orações pelo sucesso da intervenção.
“Peço que intercedam em oração por mais esse procedimento para que seja exitoso e traga alívio definitivo. Já são nove meses de luta e de angústia com soluços diários”, escreveu.
Cerca de 40 minutos depois, Michelle voltou a postar que o procedimento de Bolsonaro foi concluído e que ele permaneceria em observação por 30 minutos.
“Seguimos em oração para que seja exitoso esse procedimento e para uma boa recuperação”, escreveu a ex-primeira-dama.
Mais cedo, o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, também informou na rede social X que o pai havia retornado à mesa de cirurgia. Segundo ele, o filho mais novo, Jair Renan Bolsonaro (PL-SC), vereador de Balneário Camboriú (SC), aguardava no hospital, já que não é permitida a visita de mais de um filho no mesmo horário.
Pela manhã, o cardiologista Brasil Caiado afirmou a jornalistas que Bolsonaro passou a última noite com soluços e que a equipe avaliava a realização de novo procedimento médico. O quadro de soluços era uma das principais queixas do ex-presidente e, segundo relatos, se agravou no período da prisão domiciliar.
Na última quinta-feira (25), Bolsonaro foi submetido a um procedimento cirúrgico para a correção de uma hérnia inguinal bilateral. A hérnia foi corrigida e foi feito um reforço da parede abdominal com uma tela de material plástico. A intervenção transcorreu sem nenhuma intercorrência.
É a primeira vez que Bolsonaro sai da Superintendência Regional da Polícia Federal, onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. A cirurgia de hérnia foi autorizada por Moraes depois que uma perícia da Polícia Federal apontou a necessidade de intervenção médica.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431
