Início Mundo María Corina só vai receber Nobel da Paz quando Maduro cair

María Corina só vai receber Nobel da Paz quando Maduro cair

A líder opositora venezuelana María Corina Machado afirmou nesta segunda-feira (13) que só poderá viajar a Oslo, capital da Noruega, para receber o Prêmio Nobel da Paz que ganhou, quando o ditador Nicolás Maduro deixar o poder na Venezuela.

María Corina, que está escondida na Venezuela devido a ameaças contra sua vida, explicou que não pode sair do país enquanto o regime chavista continuar no comando.

“Enquanto Maduro estiver no poder, não posso deixar o lugar onde me escondo porque há ameaças diretas contra minha vida”, disse em entrevista ao jornal norueguês Dagens Naeringsliv, repercutida pela agência NTB. “A Venezuela deve ser livre”, declarou a líder opositora.

María Corina destacou que vive atualmente sob constante vigilância e busca forças no apoio popular.

“Aprendi a viver o dia a dia, e o povo venezuelano está fazendo tudo o que está em suas mãos por seu futuro”, afirmou.

Na última sexta-feira (10), o Comitê Nobel norueguês anunciou o prêmio à líder opositora “por sua incansável luta na promoção dos direitos democráticos do povo venezuelano e por sua batalha para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.

Em nova declaração neste domingo (12), María Corina ressaltou que o reconhecimento internacional representa um golpe simbólico ao regime chavista.

“Tem um impacto muito importante tanto nos venezuelanos como no próprio regime”, afirmou, acrescentando que o governo de Maduro “está absolutamente isolado e tem os dias contados”.

Desde o ano passado a opositora vem denunciando a fraude nas eleições presidenciais de 28 de julho, quando o líder da Plataforma Unitaria Democrática, Edmundo González Urrutia – hoje exilado na Espanha – venceu o pleito, segundo a oposição. O Conselho Nacional Eleitoral, controlado por aliados de Maduro, declarou o chavista reeleito, gerando protestos e denúncias internacionais.

Machado é considerada a principal voz da oposição democrática na Venezuela e, agora, a primeira venezuelana a receber o Prêmio Nobel da Paz.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile