A líder opositora venezuelana e vencedora do Prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado, afirmou nesta sexta-feira (16), em Washington, que a ditadora interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, não mantém nenhum acordo político com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e apenas está cumprindo determinações do governo americano.
“Delcy está cumprindo ordens, não está em um acordo”, declarou a opositora.
Segundo María Corina, Delcy Rodríguez – que ocupou o cargo de vice-presidente durante o regime de Nicolás Maduro – teme diretamente o presidente Trump. De acordo com a opositora, esse fator explicaria a postura do governo interino venezuelano após a operação dos EUA no último dia 3, que culminou na captura de Maduro.
O governo dos Estados Unidos excluiu María Corina Machado do processo formal de transição política na Venezuela por avaliar que, neste momento, a líder opositora não dispõe de apoio político suficiente para assumir o poder. Segundo o presidente Trump, essa leitura levou Washington a priorizar negociações diretas com o regime interino de Delcy Rodríguez, considerado pelo republicano como estando sob sua tutela.
Machado se reuniu com Trump pela primeira vez nesta quinta-feira (15) e afirmou ter presenteado o presidente americano com a medalha do Prêmio Nobel da Paz como gesto de “gratidão” pela captura de Maduro. Segundo ela, apesar das incertezas, há expectativa de uma “transição ordenada” na Venezuela.
A líder opositora disse ainda que trabalha para retornar ao país junto com Edmundo González Urrutia, o vencedor das eleições presidenciais de 2024.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

