O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou que convocará, no início de janeiro, uma reunião em Paris com países aliados da Ucrânia para definir garantias de segurança a Kiev em um eventual cenário de cessar-fogo ou acordo de paz com a Rússia.
Segundo Macron, o encontro reunirá integrantes da chamada Coalizão de Voluntários e terá como foco a consolidação de compromissos concretos de apoio à Ucrânia. O anúncio foi feito em publicação na rede social X, após o encontro entre o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, neste final de semana na Flórida.
“Avançamos nas garantias de segurança que serão fundamentais para construir uma paz justa e duradoura”, escreveu o líder francês. De acordo com Macron, a reunião em Paris servirá para finalizar “as contribuições concretas de cada um” dos países participantes.
A Coalizão de Voluntários reúne cerca de 30 países, majoritariamente europeus, e foi estruturada por iniciativa conjunta da França e do Reino Unido.
De acordo com discussões mantidas ao longo dos últimos meses, os países da coalizão analisam diferentes formatos de apoio, incluindo o reforço das capacidades das Forças Armadas ucranianas e a possibilidade de presença militar aliada em território da Ucrânia, por terra, mar e ar. Segundo fontes diplomáticas, essa eventual presença não incluiria atuação na linha de frente, ficando restrita a funções de apoio e dissuasão, com protagonismo de França e Reino Unido.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

