O plano de paz do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai na direção certa, mas há aspectos que precisam de melhorias para torná-lo aceitável para a Ucrânia e para a Europa, disse o presidente da França, Emmanuel Macron, em entrevista à rádio RTL nesta terça-feira (25).
“É uma iniciativa que segue o caminho correto, que é a paz, mas há pontos nesse plano que merecem ser discutidos, negociados e melhorados”, disse Macron, ressaltando que se deseja a paz, mas não uma paz que represente uma capitulação.
Ele acrescentou que apenas os ucranianos poderiam decidir quais concessões territoriais estão prontos para fazer.
“O que foi colocado na mesa dá uma ideia do que seria aceitável para os russos, mas isso não significa que seja o que deve ser aceito pelos ucranianos e pelos europeus, sendo a resposta para essa questão um não”, completou o presidente francês.
Macron acrescentou que a primeira linha de defesa da Ucrânia, em caso de paz com a Rússia, seria a regeneração de seu próprio Exército, e não pode haver limites para isso. Ele também afirmou que os ativos russos congelados estão na Europa e que cabe apenas à Europa decidir o que fazer com eles. Quando questionado se estaria disposto a ir a Washington para ajudar a negociar um acordo melhor, Macron disse que não tem planos atuais para fazê-lo.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

