O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja amanhã para Santa Marta, na Colômbia, para particiar da Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Neste ano o encontro tem como principal objetivo uma aproximação com representantes da União Europeia, mas um possível conflito entre as forças de Nicolás Maduro e Donald Trump tende a dominar os debates na cúpula, motivo pelo qual o presidente decidiu participar do encontro.
O presidente parte às 7h da base aérea de Belém (PA) para Santa Marta, na Colômbia, cujo fuso é de -2 horas de Brasília. Às 10h ele participa da abertura da 4ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Celac e União Europeia, no Hotel Estelar Santamar, seguido de sessão plenária de chefes de Estado e de Governo.
Inicialmente, Lula não iria participar do encontro, mas foi convencido por assessores próximos a se deslocar até Santa Marta para tentar construir uma possível interlocução e evitar um iminente conflito entre as forças de Maduro e Trump — o que seria o primeiro confronto militar na América do Sul após longo período de paz.
Às 13h Lula retorna para Belém, onde segue como anfitrião da COP30.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

