Início Economia Lula minimiza ausência dos EUA no G20 e aposta em ‘vitória’ do...

Lula minimiza ausência dos EUA no G20 e aposta em ‘vitória’ do multilateralismo | Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva minimizou a ausência do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, da cúpula de líderes do G20 realizada na África do Sul. “Não é a primeira vez que falta um líder importante”, disse quando questionado por jornalistas sobre ausência de Trump e Xi Jinping.

Segundo Lula, a China mandou outros representantes, enquanto Trump, que não enviou, terá que presidir o próximo encontro “e todos estarão lá”, afirmou.

Questionado se a aprovação do texto final sem os EUA seria um sinal de enfraquecimento de reuniões desse tipo no futuro, Lula afirmou que não. “É sinal que os Estados Unidos não estavam presentes. É só isso. O único sinal é esse. EUA não estavam presentes, então não sabemos se eles concordaram ou não. Não tem outro significado”, afirmou.

Ainda segundo Lula, Trump já se afastou da Unesco, da Organização Mundial do Comércio. “Ele tenta fazer uma pregação prática e fortalecer o unilateralismo. Acho que vai vencer o multilateralismo”.

A cúpula aprovou ontem uma declaração sobre a crise climática e outros desafios globais. Trump não participou da reunião e vetou a participação de qualquer autoridade de seu governo. Foi a primeira vez que a cúpula foi organizada em território africano. A ausência deixou dúvidas sobre a força do G20 e a capacidade de manter seu papel desde 2008, quando funcionou como eixo de coordenação na crise financeira global.

Ainda segundo Lula não se pode fazer julgamento da importância ou não da participação de um país porque ele faltou numa reunião. “Todos os presidentes já faltaram em uma reunião, e a reunião acontece mesmo sem ter um presidente’, afirmou. “Pelo fato de EUA não estarem presentes, eles não participaram do documento, mas os 19 países que estavam aprovaram por unanimidade”, destacou.

Os EUA não perdem seu significado por não ter ido, segundo Lula, mas é importante saber que “nós existimos mesmo quando eles não participam de uma reunião”, disse.

Lula afirmou que sai satisfeito do G20 e, na sequência, irá à Moçambique. Depois volta ao Brasil e não pretende viajar mais esse ano, “a não ser para assinar o acordo Mercosul União Europeia” que, segundo Lula, deverá ser assinado em 20 de dezembro.

Questionado sobre o aparato militar que os EUA levaram ao mar do Caribe, Lula disse estar preocupado. “Pretendo conversar com o presidente Trump sobre isso”.

Lula afirmou que não gostaria que nada acontecesse militarmente na América do Sul. “Não faz nenhum sentido ter guerra agora. Não vamos cometer o mesmo erro que ocorreu na guerra da Ucrânia.

— Foto: Eraldo Peres/AP Photo

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile