Início Brasil Lula já fez 15 mudanças de ministros no atual mandato

Lula já fez 15 mudanças de ministros no atual mandato

A saída de Ricardo Lewandowski do Ministério da Justiça elevou para 15 o número de trocas ministeriais no terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A notícia confirmada nesta sexta-feira (9) explicita um governo marcado por mudanças contínuas na Esplanada dos Ministérios provocadas por desgastes de titulares das pastas, crise políticas e rearranjos da base parlamentar de apoio, que deverão se acentuar neste ano eleitoral.

Desde o começo do atual governo, Lula promoveu substituições em áreas sensíveis do governo, em alguns casos após episódios negativos de forte repercussão pública. Em outras situações, o presidente precisou de ajustes como parte de negociações com partidos do Centrão. De toda forma, as trocas constantes passaram a ser interpretadas por aliados e opositores como sinal de permanente instabilidade e tentativa de dobrar resistências.

As exonerações e remanejamentos vão da substituição de Gonçalves Dias no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) por Marcos Antônio Amaro dos Santos, ainda em reflexo de controversos episódios em torno dos atos do 8 de Janeiro de 2023, até o pedido de demissão de Lewandowski, alegando razões pessoais, embora estivesse sob pressão por insucessos na segurança pública e pelo caso do Banco Master, ao qual prestou consultoria.

Houve ainda as trocas de:

• Daniela Carneiro por Celso Sabino no Turismo;
• Ana Moser por André Fufuca no Esporte;
• Flávio Dino por Ricardo Lewandowski, na Justiça;
• Silvio Almeida por Macaé Evaristo nos Direitos Humanos;
• Nísia Trindade por Alexandre Padilha na Saúde;
• Carlos Lupi por Wolney Queiroz na Previdência;
• Cida Gonçalves por Márcia Lopes no Ministério das Mulheres;
• Paulo Pimenta para Sidônio Palmeira na Secretaria de Comunicação;
• Márcio Macêdo por Guilherme Boulos na Secretaria-Geral.

Na dança das cadeiras, Padilha deu lugar a Gleisi Hoffmann nas Relações Institucionais e Márcio França foi substituído por Silvio Costa Filho, no Ministério de Portos e Aeroportos, sendo reacomodado na Secretaria de Empreendedorismo, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento.

Por eleições, Lula deve fazer até 19 novas mudanças nos ministérios até abril

Com o avançar do calendário eleitoral e a desincompatibilizações exigida até abril dos ministros que pretendem disputar cargos nas eleições, a expectativa é que sejam feitas ao menos mais 19 substituições. A próxima deverá ser a do ministro Fernando Haddad (PT), na Fazenda.

Com uma reconfiguração mais profunda da equipe ministerial, ficará evidente que as mudanças servem de instrumento central de gestão política e tentativa de recomposição de forças do governo no Congresso Nacinal.

A atual Administração Federal tem 38 ministros, contando tanto os titulares de 31 ministérios quanto secretarias e órgãos com status de ministério. O número total de ministros do atual governo só é superado pelo da também petista Dilma Rousseff, com 39 pastas.

Lula já nomeou como interino para o Ministério da Justiça, após a saída de Lewandowski, o secretário-executivo da pasta, Manoel Carlos de Almeida Neto. Ele assumiu temporariamente o comando enquanto o presidente avalia nomes para o titular definitivo da vaga.

O Palácio do Planalto ainda discute a possibilidade de desmembrar o Ministério da Justiça, recriando o da Segurança Pública. O PT e aliados intensificaram a disputa pela sucessão, com diversos cotados — incluindo o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e outros quadros políticos — sendo avaliados para assumir ou mesmo para compor eventuais variações da pasta.

  • Transparência Internacional acusa governo Lula de “assédio” e cobra retratação

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile