O presidente Lula (PT) ironizou a fala de seu homólogo Donald Trump durante a Assembleia-Geral das Nações Unidas. Durante seu discurso, Trump disse que “por 39 segundos, nós tivemos uma ótima química e isso é um bom sinal.” Nessa quinta-feira (15), Lula usou a expressão para dizer que “não pintou química, pintou uma indústria petroquímica.” A fala ocorreu durante uma cerimônia em comemoração ao dia dos professores.
O presidente aproveitou para dizer que a primeira conversa entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, deve ocorrer nesta quinta-feira (16).
A fala de Trump na ONU precedeu uma conversa por telefone de cerca de 30 minutos entre ele e Lula. Segundo ambos os lados, foi um diálogo amigável. Foi nessa conversa, aliás, que Trump anunciou Rubio como negociador.
Durante as tratativas, o governo pede que os Estados Unidos suspendam as tarifas adicionais de 40% sobre produtos vindos do Brasil. Até o momento, no entanto, nenhuma alteração ocorreu.
- Mauro Vieira viaja aos EUA para reunião com Marco Rubio
- Lula pediu suspensão de tarifas durante negociação, revela Alckmin
Marco Rubio é visto como negociador hábil
Mauro Vieira já viajou para os Estados Unidos, para o encontro com Rubio. Especialistas, no entanto, avaliam que a negociação não deve ser fácil. Cubano e dono de um posicionamento firme contra o comunismo e contra violações de direitos humanos, Rubio se manifesta frequentemente sobre seu posicionamento, oposto ao de Lula. Por isso, a previsão de analistas é que a primeira reunião trate tão somente de definir as pautas para as conversas seguintes.
Além das tarifas, o governo brasileiro cobra a revogação de sanções contra autoridades. A principal delas é a inclusão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes no rol de sancionados pela Lei Magnitsky. O governo americano considera Moraes um violador de direitos humanos, daí a inclusão na lista de sancionados. A discussão sobre as sanções, no entanto, deve ocorrer em segundo plano, por conta do foco na questão tarifária.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431