O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que foi muito importante colocar a Amazônia do jeito que ela é para o mundo inteiro. Ele também destacou que essa foi a COP com a maior participação de pessoas de diversas etnias e gêneros.
“Eu, desde o início, não tinha dúvida que a gente ia fazer a melhor COP de todas as COPs que foram realizadas até agora”, afirmou Lula em declaração à imprensa, após cumprir um dia de agendas na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30).
“Aceitar o Estado do Pará e a cidade de Belém como espaço geográfico para que a gente pudesse realizar aqui um evento que não é nosso, que é o evento da ONU, foi um desafio e muita ousadia, porque seria muito mais fácil fazer num lugar que já tivesse tudo pronto”, argumentou o presidente.
Ele disse que hoje o mundo e os próprios brasileiros conhecem Belém e conhecem a Amazônia.
O presidente também destacou a participação de 3,5 mil indígenas durante a COP, a Marcha dos Povos e a presença das mulheres. “Todo mundo tem um papel na sociedade e essa COP foi um pouco isso”, destacou o petista.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431
