InícioBrasilLula critica captura de Maduro pelos EUA e defende "diálogo"

Lula critica captura de Maduro pelos EUA e defende “diálogo”

Publicado em

SIGA NOSSAS REDES SOCIAS

spot_img

Em artigo publicado neste domingo (18) no jornal americano The New York Times, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou de “lamentável” a recente ação militar dos Estados Unidos na Venezuela, que resultou na captura do ditador Nicolás Maduro, em 3 de janeiro. Para Lula, ações como esta reforçam a “erosão contínua da lei internacional e da ordem multilateral estabelecida desde a Segunda Guerra Mundial”.

O presidente brasileiro usou expressões como “ações unilaterais”, “incursões neocolonialistas” e políticas de “medo” e “coerção” de grandes potências. O artigo, intitulado “Este hemisfério pertence a todos nós”, analisa os impactos do crescimento do uso da força no cenário global.

Lula defendeu o “pluralismo” e o “histórico pacífico” da América Latina e afirmou que o “diálogo” é o caminho para solucionar conflitos. Sem citar diretamente o regime de Maduro, historicamente defendido pelo PT, Lula afirmou que chefes de “qualquer país podem ser responsabilizados por atitudes que enfraqueçam a democracia e direitos fundamentais”. “Nenhum líder tem o monopólio do sofrimento de seu povo”, escreveu.

Lula diz que soberania e futuro da Venezuela devem ficar com seu povo

O presidente escreveu que essa responsabilidade é prerrogativa soberana de cada nação. “O futuro da Venezuela e de qualquer outro país deve continuar nas mãos de seu povo”, afirmou.

“Não é legítimo que outro Estado tome para si o direito de fazer justiça. Quando o uso da força para resolver disputas deixa de ser a exceção para ser a regra, a paz, a segurança e a estabilidade globais são ameaçadas. Sem regras acordadas coletivamente, é impossível construirmos sociedades livres, inclusivas e democráticas.”

Lula destacou o diálogo que mantém com o presidente americano, Donald Trump. Ele defendeu essa via como caminho para soluções conjuntas aos “desafios que afligem um hemisfério que pertence a todos nós”.

“Nós [o Brasil e os Estados Unidos] somos as duas democracias mais populosas do continente americano”, escreveu. “Nós do Brasil estamos convencidos de que unir os nossos esforços em torno de planos concretos de investimentos, comércio e combate ao crime organizado é o caminho a seguir.”

Petista reforça diálogo com Venezuela e destaca apoio a refugiados venezuelanos

O presidente também reforçou o diálogo com a Venezuela. Ele lembrou o apoio do Brasil aos milhares de refugiados venezuelanos acolhidos pelo país.

“Só um processo político inclusivo, liderado pelos venezuelanos, pode dar origem a um futuro democrático e sustentável. Esta é uma condição essencial para que milhões de venezuelanos, muitos deles temporariamente abrigados no Brasil, possam retornar em segurança para casa. O Brasil continua trabalhando com o governo e a população venezuelana para proteger as mais de 1,3 mil milhas [2 mil quilômetros] de fronteira que compartilhamos e aprofundar a nossa cooperação.”

Lula citou ainda o “histórico pacífico” da América Latina e defendeu a “pluralidade” da região.

“Em mais de 200 anos de independência, esta é a primeira vez que a América do Sul passou por um ataque militar direto pelos Estados Unidos, mesmo as forças americanas tendo intervindo na região no passado. Nós não vamos ser subservientes a empreitadas hegemônicas. Construir uma região próspera, pacífica e plural é a única doutrina que combina conosco.”

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Artigos mais recentes

Gayer alerta sobre silenciamento de parlamentares nas redes

“Vá pra porta da Polícia Federal (PF), saia das redes sociais, pare de gravar...

Com Trump, Washington abandona a globalização e o Consenso de Washington

O segundo mandato de Donald Trump marcou uma ruptu... @jornaldemeriti – Aqui você fica por...

Repressão a protestos no Irã deixa 5 mil mortos

Cerca de 5 mil pessoas morreram em decorrência da repressão à onda de protestos...

Acordo entre Mercosul e União Europeia é positivo, mas inspira cuidado, diz Rubens Ricupero | Brasil

O acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, assinado ontem,...

MAIS NOTÍCAS

Gayer alerta sobre silenciamento de parlamentares nas redes

“Vá pra porta da Polícia Federal (PF), saia das redes sociais, pare de gravar...

Com Trump, Washington abandona a globalização e o Consenso de Washington

O segundo mandato de Donald Trump marcou uma ruptu... @jornaldemeriti – Aqui você fica por...

Repressão a protestos no Irã deixa 5 mil mortos

Cerca de 5 mil pessoas morreram em decorrência da repressão à onda de protestos...