O Supremo Tribunal da Espanha determinou nesta quinta-feira (27) a prisão provisória, sem fiança, de dois ex-integrantes do alto escalão do governo espanhol – o ex-ministro dos Transportes José Luis Ábalos e seu ex-assessor direto, Koldo García – por suspeitas de envolvimento em um amplo esquema de corrupção durante a pandemia. Ambos são figuras politicamente próximas do primeiro-ministro socialista Pedro Sánchez.
A decisão foi tomada pelo magistrado Leopoldo Puente, que conduz o chamado “caso Koldo”, investigação que apura contratos irregulares para a compra de máscaras no auge da pandemia de covid-19. De acordo com informações da agência EFE, o juiz avaliou existir “risco extremo de fuga”, especialmente diante da proximidade do primeiro julgamento do caso e das possíveis penas que podem chegar a até 24 anos de prisão no caso de Ábalos.
Segundo jornal El Debate, o Ministério Público Anticorrupção da Espanha havia solicitado o endurecimento das medidas cautelares contra os dois réus. O juiz Puente destacou em sua decisão que há “indícios racionais de criminalidade” robustos, incluindo evidências de que Ábalos teria manejado grandes quantias de dinheiro em espécie ao longo dos últimos anos – um dos fatores que reforçou a avaliação de que o ex-ministro teria meios para deixar o país.
A trama de contratos irregulares, investigada desde o início de 2024, abalou o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), já que Ábalos era um dos nomes mais próximos de Pedro Sánchez e chegou a ocupar o posto de número dois do partido. Ele renunciou às funções internas no PSOE no ano passado, mas manteve o mandato de deputado, o que agora o coloca na condição de primeiro parlamentar em exercício a ser enviado à prisão preventiva no país.
O Congresso espanhol já iniciou o processo para suspender Ábalos de suas funções parlamentares, conforme informou a EFE. A medida inclui congelamento de salário, perda de prerrogativas e impedimento de votar, enquanto aguarda-se o desenrolar do processo judicial.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431
