Início Mundo Juiz da Flórida rejeita processo de Trump contra o New York Times

Juiz da Flórida rejeita processo de Trump contra o New York Times

Um juiz federal do estado americano da Flórida rejeitou nesta sexta-feira (19) um processo por difamação que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, havia apresentado contra o jornal The New York Times.

Segundo informações da emissora CNN, o juiz Steven D. Merryday, do Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Central da Flórida, disse no despacho que o processo desrespeitou requisitos das Regras Federais de Processo Civil.

O magistrado escreveu que a queixa deve ser feita por meio de uma “declaração curta, clara e direta das alegações de fato” e que a forma como os advogados de Trump apresentaram o processo foi “decididamente imprópria e inadmissível”.

Uma denúncia não deve ser “um fórum público para vitupérios e invectivas” ou “um megafone para relações públicas”, argumentou Merryday, que afirmou que os advogados de Trump poderão reapresentar o processo dentro das próximas quatro semanas, em um documento de até 40 páginas – a ação original rejeitada pelo juiz tinha 85 páginas.

Um porta-voz de Trump disse à CNN que os representantes do presidente americano reapresentarão o processo.

No início da semana, Trump havia anunciado na rede Truth Social que havia ingressado com uma ação por difamação e calúnia contra o The New York Times na Justiça Federal da Flórida para pedir uma indenização de US$ 15 bilhões.

No post, o mandatário republicano chamou o periódico nova-iorquino de “um dos piores e mais degenerados jornais da história do nosso país, tornando-se um virtual porta-voz do Partido Democrata da esquerda radical”.

Ele citou o apoio do jornal à candidata democrata à presidência na eleição de 2024, Kamala Harris, e acusou o NYT de ter adotado “um método de décadas para mentir sobre seu presidente favorito (EU!), minha família, meus negócios, o Movimento América Primeiro, o MAGA [sigla em inglês para Faça a América Grande Novamente, bordão de campanha de Trump que designa seus apoiadores] e nossa nação como um todo”.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?
Sair da versão mobile