Início Brasil José Dirceu critica emendas impositivas: “corrompem democracia”

José Dirceu critica emendas impositivas: “corrompem democracia”

O ex-ministro-chefe da Casa Civil do primeiro governo Lula publicou nesta segunda-feira (10) o vídeo de uma palestra em Franca (SP). Na gravação, ele critica as emendas impositivas a que parlamentares têm direito e que, segundo sua avaliação, “corrompem a democracia”.

“Estamos vivendo um verdadeiro escândalo na nossa democracia. O financiamento das campanhas eleitorais se tornou um poder que corrompe o processo eleitoral. Imagine: R$ 52 bilhões destinados a deputados, com alguns deles recebendo até R$ 600 milhões em apenas 4 anos para distribuir!”, escreveu Dirceu em sua página no Instagram.

José Dirceu foi um dos condenados pelo mensalão, um esquema de concessão de vantagens indevidas a parlamentares para que votassem a favor de projetos de interesse do governo. De acordo com as investigações, Dirceu seria um dos maiores articuladores do esquema e recebeu pena de 10 anos de prisão.

Sua condenação foi anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado. Livre dos embaraços penais e com sua capacidade de concorrer restabelecida, Dirceu ensaia uma campanha eleitoral para deputado federal, utilizando a “reparação” por uma “condenação injusta” e o combate à corrupção como suas bandeiras.

Além da condenação pelo mensalão, Dirceu teve também acusações pelo escândalo da Lava Jato. Ele afirma que as duas acusações foram injustas. Em entrevista à BBC News Brasil em outubro, Dirceu disse que o escândalo do mensalão “nunca existiu”.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile